Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Estudantes do Insper apoiam o desenvolvimento de solução de logística reversa para a Braskem

Ampliar a produção de resinas e produtos químicos com conteúdo reciclado e evitar o descarte inadequado de resíduos plásticos estão entre as metas da Braskem voltadas à economia circular de carbono neutro. Para vencer o desafio e aproximar-se cada vez mais desse compromisso, diversas iniciativas estão a todo vapor em nossas unidades no mundo.

No Brasil, o programa de logística reversa da Braskem ampliará a captação de embalagens envolvendo os clientes diretos da Braskem. A implementação do projeto teve início no primeiro trimestre de 2021 e a expectativa é coletar cerca de 14 milhões de embalagens industriais pós-consumo.

Parceria com o Insper

A solução para ampliar o volume coletado no programa de logística reversa da Braskem foi proposta por estudantes de Administração no Resolução Eficaz de Problemas (REP), do Insper, uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa do país.

O projeto da instituição de ensino tem foco educacional e prático e desafia estudantes de Administração da instituição de ensino a solucionarem problemas reais das empresas parceiras.

" O case de logística reversa da Braskem foi aprimorado com o auxílio dos alunos da graduação do Insper. A solução proposta conquistou o 1º lugar no REP e nós estamos felizes em ter participado e, também, com o resultado da parceria. ", destaca Gabriel Degues Muller, responsável pelo desenvolvimento de mercado de PCR.

"Na Braskem, investimos na formação de parcerias colaborativas como essa, que agregam valor para todas as partes interessadas. É muito frutífero pois desenvolve e nos faz avançar", completa.

Atualmente a Braskem já reaproveita suas embalagens industriais pós-consumo, transformando esses resíduos plásticos em novas resinas com conteúdo reciclado, que voltam para o mercado por meio do nosso portfólio I'm green recycled.

Logística reversa para a circularidade do plástico