Edição 1 - Dezembro

Ver mais notícias

Vencemos o Rethink Award 2021 com nosso EVA I'm greenTM!

Todo ano, o Rethink Award reconhece o produto de plástico ou borracha mais inovador e diferenciado. É por isso que podemos nos orgulhar em receber o prêmio de 2021 pelo EVA I'm greenTM, nosso material sustentável pioneiro para a indústria de calçados. 

O prêmio NRK and Plastics Europe Nederland é concedido a produtos ou materiais de plástico ou borracha no mercado que sejam circulares e sustentáveis, beneficiando a sociedade no contexto dos cinco "Rs": recusar, reduzir, reutilizar, repensar e reciclar. O prêmio foi votado pelo público, o que significa que é apreciado pelos consumidores.

O EVA I'm greenTM da Braskem, um substituto da borracha, é feito com até 80% de um material de fonte renovável: a cana-de-açúcar. É utilizado na produção de calçados por fabricantes internacionais de artigos esportivos, como Allbirds e PUMA, além de outros setores.

Esse prêmio, anunciado em cerimônia realizada no dia 23 de junho em Amsterdã, é motivo de muito orgulho para todos da Braskem. Entre os 12 finalistas, a Braskem foi eleita vencedora do Prêmio do Público com 29% dos votos. Isso é um reconhecimento não apenas do material, como também da decisão da companhia de expandir seu portfólio de materiais renováveis e reciclados. Para repensar o plástico, é preciso coragem, conhecimento e boas parcerias, e a Braskem segue comprometida com uma economia sustentável, circular e de carbono neutro, contente por não estar sozinha nessa jornada.

A demanda dos consumidores por produtos sustentáveis faz a diferença nas decisões dos fabricantes de utilizar essa matéria-prima sustentável em seus produtos. O Rethink Award é um sucesso tremendo para a Braskem e seu desenvolvimento de plásticos de fontes renováveis. Ele é a prova de que nossos produtos atendem às aspirações do momento e atraem cada vez mais atenção, bem como de que já conseguimos atender às demandas dos atuais clientes e usuários.

Como todos sabem, nosso EVA I'm greenTM bio-based já havia sido lançado em 2018, com a fabricante de calçados dos EUA Allbirds, na coleção de calçados SweetFoam®, nos EUA, Nova Zelândia, Austrália e Canadá, e tem despertado cada vez mais interesse da indústria, mais recentemente da fabricante de artigos esportivos PUMA. E por uma boa causa, já que o EVA I'm greenTM bio-based, apesar de produzido a partir da cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável, oferece a mesma flexibilidade, leveza e resistência do EVA convencional, podendo também ser reciclado/reutilizado da mesma forma. Além disso, o EVA I'm greenTM bio-based tem uma pegada de carbono negativa: a cana-de-açúcar captura CO2 por meio da fotossíntese e o armazena durante a fase de crescimento. Assim, o EVA I'm greenTM bio-based resultante desse processo apresenta um equilíbrio ecológico imbatível de -2,1 kg de CO2 por tonelada produzida, ou seja, o carbono deixa de ser emitido. Isso, por sua vez, reduz a pegada de carbono dos produtos fabricados a partir do EVA de uma maneira sustentável.