Alagoas

0800 006 3029 ou 0800 954 1234 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação chega a 8,3 mil propostas apresentadas e 5,8 mil indenizações pagas até julho

 

O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação, criado pela Braskem para atender moradores, comerciantes e empresários da área de desocupação, apresentou 779 novas propostas de indenização somente no mês de julho. Com isso, o total de propostas desde abril do ano passado, quando começaram a ser apresentadas, chega a 8.298. As indenizações já pagas somam um total de 5.876. A diferença entre os dois números acontece porque há um prazo para análise das propostas e dos valores oferecidos ou eventuais pedidos de reanálise de algum ponto da proposta apresentada. 

O índice de aceitação das propostas permanece em 99,7%, com apenas 28 recusadas. O valor total pago pela Braskem já supera R$ 1,2 bilhão, incluindo indenizações, auxílios financeiros e honorários.

No total, há 14.402 imóveis identificados pela selagem do Programa. Desses, 3.530 apresentam pleitos relativos à atividade econômica (os demais são imóveis residenciais ou terrenos). Até o final de julho, 1.639 comerciantes e empresários já haviam recebido propostas e 958 tiveram a indenização paga. Esses números vêm crescendo desde fevereiro, quando foi criada uma equipe exclusiva de atendimento para comerciantes e empresários.
Na área de desocupação definida no mapa da Defesa Civil, faltam ser realocados 595 imóveis. A realocação já atinge 95% da área e vem sendo feita segundo o cronograma definido em conjunto com as autoridades. 

Desde que foi criado, em dezembro de 2019, o Programa de Compensação vem sendo aperfeiçoado a partir do diálogo com as autoridades e da escuta à comunidade - para isso, já foram firmados 2 aditivos e 24 termos de resoluções. Em junho, por exemplo, foram definidos prazos de referência para os pedidos de reanálise de propostas, visando dar ainda mais agilidade à compensação.  

As famílias atendidas no Programa recebem orientação de técnicos e assistentes sociais, apoio e pagamento da mudança, auxílio financeiro e auxílio-aluguel, ajuda na busca por um imóvel provisório por meio de parcerias com imobiliárias, guarda-volumes e apoio aos animais de estimação, entre outros. Um advogado escolhido pelo morador ou um defensor público acompanha toda a jornada de compensação financeira.

 

Confira os números atualizados do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação 
 

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter