Alagoas

0800 006 3029 ou 0800 954 1234 De segunda a sexta, das 8h às 18h (exceto feriados).
Ligações gratuitas, inclusive de celulares.

Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação completa dois anos com quase 12 mil propostas apresentadas

  • Média mensal continua acima de 700 novas propostas a cada mês 
  • Desocupação preventiva das áreas de risco já passou  de 97%
 
Maceió, 10 de janeiro de 2022 - O Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF) está completando dois anos com quase 12 mil propostas apresentadas às famílias, comerciantes e empresários da área de desocupação. No mesmo período, já foram pagas mais de 9 mil indenizações que, somadas aos auxílios financeiros e honorários de advogados, totalizam mais de R$ 1,9 bilhão. O índice de aceitação de propostas continua sendo superior a 99%. 
 
O Programa também traduz o compromisso da Braskem com a segurança das pessoas: 97% dos cerca de 14 mil imóveis identificados das áreas de risco definidas pela Defesa Civil já estão desocupados preventivamente. Nas zonas A, B e C e na área de resguardo, a desocupação é de 100%. Nas zonas D, E, F e G, o percentual de realocação está em 99%. E na área 01, definida como sendo de monitoramento, 89,5% já foram realocados -  ali, os moradores podem se mudar depois de receber a compensação financeira ou esperar até dezembro de 2022, o que acontecer primeiro.
 
Melhoria contínua 
 
Atualmente, a média de apresentação de propostas está em torno de 700 a cada mês. Aperfeiçoamentos contínuos feitos a partir do diálogo com as autoridades e de escutas à comunidade trouxeram ainda mais agilidade ao Programa. Desde junho do ano passado, os pedidos de reanálise - quando o morador discorda do valor proposto como indenização - passaram a ter prazos de referência definidos e até dezembro, 840 propostas de reanálise ou em ajustes e esclarecimento foram apresentadas. 
 
Uma equipe de 1.200 profissionais oferece suporte às famílias e mesmo durante a fase mais restritiva da pandemia, o atendimento aos moradores não foi interrompido. Parte desses profissionais integra o atendimento exclusivo aos comerciantes e empresários, atuando na resolução de dúvidas, levantamento de informações e documentos. Para os cerca de 4 mil imóveis com atividade comercial identificados, quase 3 mil propostas já foram apresentadas e mais de 2 mil, pagas. Pelo Termo de Acordo assinado com as autoridades*, a estimativa é que as ações do PCF sejam concluídas até dezembro deste ano.
 
Serviços gratuitos 
 
Além dos auxílios financeiros disponibilizados em cada fase do PCF, para o pagamento de aluguel e despesas comprovadas, moradores, comerciantes e empresários também contam com outros serviços, todos gratuitos, como o atendimento psicológico, que pode ser solicitado mesmo depois de a indenização ter sido paga. Todas as mudanças são feitas e pagas pelo PCF e, se a família ou o comerciante não tiver onde deixar seus móveis, equipamentos, maquinários e mercadorias até a mudança para o imóvel definitivo, há um serviço de guarda-volumes para o armazenamento seguro. O PCF conta ainda com imobiliárias parceiras, que auxiliam na busca por um novo imóvel. 
 
Para atender às demandas das famílias que têm animais de estimação, foi criado o Programa de Apoio aos Animais, feito em parceria com a Fundação de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e com a coordenação técnica da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Esse programa oferece hospedagem temporária (durante a mudança ou enquanto o morador estiver no imóvel provisório), castração, tratamento veterinário e vacinação dos animais, e ainda um canal de adoção online. As fotos dos animais que podem ser adotados e a ficha de cadastro ficam disponíveis no perfil @focinhoresponsavel do Instagram. 
 
Todos os dados do Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação são regularmente compartilhados com as autoridades, e divulgados no site braskem.com/alagoas, ficando à disposição do público. 
Clique aqui para conferir os números atualizados e saber mais sobre o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação. 
 
COMPENSAÇÃO PARA MORADORES - ATÉ 31/12/2021 
 
Total de imóveis identificados - 14.419 
Propostas apresentadas - 11.875  
 
  •  em reanálise, ajustes ou esclarecimentos - 840 
  •  aguardando resposta do morador - 701 
 
Propostas aceitas - 10.287 
  • aguardando documentação - 702
  • em processo de assinatura - 253 
Indenizações pagas - 9.084 
Propostas recusadas - 47 
  
COMPENSAÇÃO PARA COMERCIANTES E EMPRESÁRIOS - ATÉ 31/12/2021 
 
Imóveis com atividade comercial ou mistos - 4.173 
Propostas apresentadas - 2.986
Indenizações pagas - 2.050 
 
*Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública de Alagoas. 
  

 

Contatos para a imprensa:

Algo Mais Consultoria e Assessoria

(55 82) 3177.4955

Clarissa Veiga

clarissa@algomaisconsultoria.com

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter