As regras explicadas abaixo são direcionadas para o trabalho na área industrial e devem ser colocadas em prática por todos os integrantes da Braskem e terceiros que atuam em nossas plantas.

Manter a atenção a essas orientações é fundamental para a prevenção de acidentes, a sua proteção pessoal e a das pessoas ao seu redor. Afinal, precisamos da colaboração de todos para a construção de um ambiente cada vez mais seguro.

Confira as regras e os comportamentos esperados em relação a elas:

Regra #2

permissão
de trabalho

Nós emitimos Permissões de Trabalho em campo para assegurar a identificação e o controle dos perigos e riscos.

Eu confirmo se uma permissão de trabalho é necessária antes de começar o trabalho.

Eu confirmo que o escopo da permissão de trabalho está de acordo com o trabalho.

Eu confirmo se os perigos estão controlados e se é seguro iniciar o trabalho.

Eu paro e avalio o trabalho se as condições mudarem.

Eu estou autorizado e qualificado para executar o trabalho.

Eu entendo a permissão de trabalho.

Regra #3

controle de
energia perigosa

Nós asseguramos o isolamento e o controle das fontes de energia perigosas por meio da verificação do estado de energia zero antes do início do trabalho.

Eu verifico o estado de energia zero antes de executar o trabalho.

Eu asseguro que todas as fontes de energia perigosas estão isoladas, bloqueadas e identificadas.

Eu garanto que todas as fontes de energia são identificadas, incluindo equipamentos móveis, fluidos quentes, sob alta pressão, produtos químicos tóxicos, gases tóxicos e radiação.

Regra #4

abertura de
linhas e equipamentos

Nós asseguramos a identificação de perigos e o controle dos riscos antes de realizar qualquer abertura de linhas ou de equipamentos.

Eu asseguro que os procedimentos para controle de fontes de energia perigosas são seguidos e que um teste de energia zero é executado em todas as linhas e equipamentos antes de sua abertura.

Eu asseguro que o EPI específico é utilizado na “primeira abertura” de linhas e equipamentos de acordo com o seu conteúdo.

Eu me posiciono fora da “linha de fogo” quando executo aberturas de linhas e equipamentos e garanto que outras pessoas estejam fora da área de trabalho ou utilizando os mesmos EPIs específicos.

Regra #5

elevação e
movimentação de cargas

Nós asseguramos a identificação dos perigos e o controle dos riscos da elevação e movimentação de cargas envolvendo guindastes e outros equipamentos de elevação antes da movimentação.

Eu mantenho minhas mãos ou outras partes do corpo protegidas das cargas durante sua elevação, movimentação ou posicionamento.

Eu estabeleço e respeito barreiras físicas e zonas de exclusão ao redor das atividades de elevação e movimentação de cargas.

Eu asseguro que os equipamentos para elevação de cargas tenham sido inspecionados e estejam adequados para uso.

Eu somente opero equipamentos para os quais eu tenha sido qualificado.

Eu nunca caminho sob cargas suspensas.

Regra #6

proteção contra quedas
e trabalho em alturas

Nós asseguramos a identificação de perigos e controle dos riscos associados ao trabalho em altura por meio do uso adequado de sistemas e práticas de proteção contra quedas.

Eu uso equipamentos de proteção contra quedas acima de 1,80 m de altura do piso, ancorado 100% do tempo, em ponto de ancoragem aprovado quanDo eu estiver trabalhando fora de uma plataforma adequada (guarda-corpo etc).

Eu confirmo se os perigos estão controlados e se é seguro iniciar o trabalho.

Eu sigo a regra dos 3 pontos de contato sempre que uso escadas verticais.

Eu asseguro que ferramentas e materiais de trabalho estejam protegidos contra quedas.