Todas as notícias
Press Releases - Regional Rio de Janeiro • 27 de Novembro de 2025

Braskem celebra o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho e destaca o papel do profissional na transformação digital e na cultura de prevenção

Em Duque de Caxias, inovação e tecnologia andam lado a lado com o compromisso humano de proteger pessoas e fortalecer a cultura de segurança

         

No Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, celebrado em 27 de novembro, a Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, homenageia os profissionais que têm como missão proteger vidas e fortalecer a cultura de prevenção em todas as suas unidades industriais. Entre eles está Gabriel Garcia, Técnico de Segurança do Trabalho que atua na planta de Q4, em Duque de Caxias (RJ), e que há 13 anos dedica sua carreira à companhia, sendo sete como integrante e seis como parceiro.

 

Desde jovem, Gabriel sonhava em trabalhar em grandes indústrias, mas não sabia exatamente como alcançar esse objetivo. Foi durante o ensino médio que despertou para o campo da segurança do trabalho, embora, naquele momento, não tivesse condições financeiras de investir no curso. "Decidi cursar contabilidade em uma escola pública para conseguir um emprego e, assim, pagar a formação em Segurança do Trabalho. E foi exatamente isso que aconteceu. Consegui me formar em 2010", relembra.

 

Sua trajetória na Braskem é marcada por conquistas e pela contribuição direta em projetos inovadores. Iniciou sua jornada como colaborador de uma empresa parceira, responsável por ministrar treinamentos de Permissão de Trabalho (PT) e LOTO. O reconhecimento veio com o tempo: foi convidado a representar a Regional RJ como focal de PT no grupo Brasil, sendo o único técnico a integrar discussões nacionais sobre o tema e, posteriormente, indicado como focal técnico do projeto ePAS (Permissão de Trabalho Eletrônica), hoje implementado em várias plantas da Braskem. "O ePAS é muito mais do que a digitalização de um processo. Ele traz produtividade, rastreabilidade e confiabilidade, eliminando quase totalmente erros de preenchimento. É um exemplo claro de como a tecnologia pode preservar vidas", afirma.

 

No dia a dia, Gabriel tem como principal responsabilidade suportar tecnicamente as áreas operacionais, acompanhando atividades críticas, auditorias e inspeções em campo, sempre com foco na integridade das pessoas e na conformidade com as normas. "Nosso trabalho vai além de regras e relatórios. Temos que estar próximos das pessoas, construir confiança e mostrar que o nosso papel é apoiar, não punir", explica.

 

Para ele, a cultura de segurança é o maior diferencial da Braskem. "Muitas empresas ainda veem o setor de SSMA como o único responsável por eventos e acidentes. A Braskem é diferente. Aqui, cada integrante entende que suas atitudes impactam o todo. É a prática da segurança interdependente: um cuidando do outro", destaca.

 

Orgulhoso da profissão que escolheu, Gabriel acredita que a tecnologia será uma grande aliada do futuro da segurança industrial, mas nunca substituirá o olhar humano. Ele cita, por exemplo, os testes com robôs brigadistas realizados recentemente na unidade de Q4, capazes de atuar em emergências sem expor pessoas ao risco. "Essas inovações mostram o quanto estamos evoluindo, mas nada substitui a presença em campo. As pessoas precisam sentir confiança em nós, perceber que estamos ali por elas", diz.

 

Além da competência técnica, ele reforça que empatia e comunicação são habilidades essenciais para o sucesso na área. "Quando as pessoas percebem que o objetivo é comum, garantir a segurança de todos, o resultado aparece em forma de produtividade, tranquilidade e bem-estar", completa.

 

Ao refletir sobre sua trajetória, Gabriel resume o sentimento que o move: "Sinto muito orgulho da minha profissão e da empresa onde trabalho. Atuar na linha de frente de uma companhia que tem papel essencial na economia mundial e que coloca a segurança das pessoas em primeiro lugar é motivo de realização todos os dias."

 

Com integrantes como Gabriel Garcia, a Braskem reafirma seu compromisso com uma cultura de segurança cada vez mais inovadora, humana e colaborativa, que reconhece o valor das pessoas e o papel essencial dos Técnicos de Segurança na construção de um ambiente industrial sustentável e seguro.