Voltar
Acontece • 2 de Outubro de 2025

Braskem avança na migração de parques industriais para o mercado livre de gás natural

A Braskem está avançando em sua jornada de transição energética com a migração de parques industriais para o mercado livre de gás natural, um passo importante para tornar suas operações mais eficientes e sustentáveis. O projeto já contempla unidades localizadas no ABC Paulista (SP) e em Triunfo (RS), além de uma migração parcial em andamento na Bahia. Esse movimento reforça o compromisso da companhia de construir uma matriz energética mais eficiente, competitiva e de baixo carbono. 

No Rio Grande do Sul, a planta Q 2 passou a operar no mercado livre em agosto de 2025, com consumo de 350 mil m³/dia e estimativa de economia mensal de R$ 2 milhões. "Nosso objetivo é migrar todas as plantas industriais da Braskem para o mercado livre até o final de 2026. Esse é um passo decisivo para garantir mais flexibilidade, competitividade e sustentabilidade às nossas operações", afirma Gustavo Checcucci, Diretor de Energia e Descarbonização Industrial da Braskem. 

O movimento traz ganhos relevantes como redução de penalidades, acesso a gás competitivo e otimização contratual. Viabilizada por meio da Voqen, comercializadora de energia elétrica e gás natural da Braskem, a iniciativa reforça o compromisso da companhia com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além de contribuir para a sustentabilidade dos processos industriais, ela também gera benefícios para as comunidades vizinhas às operações.