1 DESAFIO: 1 SOLUÇÃOCasos de sucesso do TS&D da Braskem

Juliana Augusto Molari

> Engenheira de Aplicação Braskem

André Kehrwald

> Diretor de Inovação e Qualidade na C-Pack

Zulmar Lins

> Gerente de Produtos (Inovação) na C-Pack

TS&D e C-Pack: Bisnagas plásticas monomaterial com polietileno de fonte renovável

Nesta parceria entre o TS&D e a C-Pack, encontramos a solução para bisnagas plásticas que até então performavam com material misto, sendo a sua luva em PE e sua tampa em PP.
Após testes e aprimoramentos, chegamos ao grade ideal para a criação de uma bisnaga monomaterial de fonte renovável verde, que facilita seu processo de reciclagem e retorno para a cadeia produtiva.

Abaixo, você encontra uma entrevista com a Engenheira de Aplicação responsável pelo projeto, Juliana Molari, e os representantes da C-Pack, André Kehrwald, Diretor de Inovação da C-Pack, e Zulmar Lins, Gerente de Produtos (Inovação), da C-Pack.

1 Braskem >> Como foi desenvolvido o trabalho do TS&D da Braskem em parceria com a C-Pack?

Juliana Molari (TS&D Braskem) > Trabalhar com clientes que, assim como a Braskem, possuem um viés de inovação é muito gratificante e a C-Pack é um desses exemplos. Como fruto dessa parceria de longa data entre nós e C-pack, nasceu o tubo monomaterial de polietileno de fonte renovável. O grande desafio desse projeto foi substituir a tampa de polipropileno injetado para polietileno, utilizando os mesmos moldes, conciliando também a necessidade da aplicação com a performance do produto e suas propriedades mecânicas.

2 Braskem >> Como vocês chegaram a essa nova embalagem monomaterial?

André Kehrwald (C-Pack) > Esse projeto teve início na C-Pack em 2013, com interesse em utilizar tampas de polietileno. Na época não se falava no conceito monomaterial, então nossa opção foi apresentar ao mercado, por exemplo, como uma agregação de valor ao colocarmos uma tampa de polietileno.
Na época, o projeto não chamou tanta atenção, mas agora, quando muitos brand owners estão em busca de embalagens monomateriais, o nosso produto ganhou força, já estava finalizado e pronto para rodar. E desde aquela época a Braskem nos apoiou nesse processo de encontrar a melhor resina, para tocarmos da melhor maneira.
Agora, o projeto está pronto e em evolução contínua. Com certeza o suporte da Braskem vai fazer com que a gente leve um produto cada vez melhor para o mercado.

3 Braskem >> Quais os principais critérios levados em conta para encontrar o grade ideal?

Juliana > A busca pelo grade ideal alia diversos requisitos: entre os quais os requisitos da aplicação necessários para a aprovação de qualidade do nosso cliente e também as propriedades mecânicas e classe do material.
Por exemplo, para essa tampa, como ela era injetada em PP e o PE possui características diferentes do PP, foi necessário escolher um grade com propriedades mecânicas minimamente similares ao PP, mas que pudesse entregar, principalmente, a estabilidade do torque no ombro do tubo. Ou seja, esse grade escolhido possui uma boa rigidez, que garante a sua performance.

4 Braskem >> Qual a importância para o mercado de terem chegado à bisnaga monomaterial?

Zulmar Lins (C-Pack) > Falamos na C-Pack que a sustentabilidade não é mais uma tendência, é uma realidade. E, nossos clientes sabem que o consumidor final está mais atento às questões de sustentabilidade, motivado por mudanças de mindset
Para nós é muito importante, diria que fundamental, ter isso disponível no nosso portfólio para entregar ao mercado. Tanto que batizamos internamente esse produto de Full Green. Porque tanto a composição da luva, a do ombro e a da tampa são de polietileno de alta densidade de fonte renovável, ou seja, toda a embalagem é composta por um único material.
Vale destacar que a C-Pack foi a primeira empresa do mundo a usar o PE verde em bisnaga. Isso foi lá em 2011, 2012, mais ou menos e, desde então, o consumo vem crescendo substancialmente e agora passamos desenvolver também essa solução na tampa.

5 Braskem >> Quais são os próximos desafios à frente da parceria entre o TS&D e a C-Pack?

Juliana > O tubo monomaterial foi um importante desafio vencido e com certeza trouxe muita experiência para encararmos um segundo desafio: disponibilizar ao mercado a tampa flip top também em PE. Não tenho dúvidas que em breve estaremos comunicando mais esse sucesso.