Notícias

Wecycle da Braskem desenvolve soluções com plástico reciclado

Embalagens, bicicletas e itens domésticos dão forma às novas aplicações de resinas feitas a partir de resíduos já descartados

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, apresenta ao mercado ações e resultados da plataforma Wecycle, iniciativa da empresa que busca a valorização de resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com a reciclagem, o pós-consumo e o meio ambiente.
 
A novidade são as primeiras resinas de polipropileno e polietileno feitas a partir de conteúdo totalmente reciclado. Os volumes combinados de produção podem chegar a 50 toneladas mensais. O polipropileno WCL H 1003 BBM é produzido a partir da reciclagem anual de cerca de 120 mil big bags, utilizados pela companhia no transporte de resinas. O novo produto pode ser aplicado em itens domésticos e tampas. 

Já o polietileno WCL L004 SCV é produzido após a reciclagem de 2,4 milhões de sacarias usadas e descartadas nos Centros de Distribuição da Braskem anualmente, com possíveis aplicações em sacolas, embalagens laminadas, embalagens flexíveis, lonas e bisnagas.

"O Wecycle é uma iniciativa que reforça o compromisso da Braskem com a cadeia produtiva do plástico, valorizando ações que reúnam inovação e sustentabilidade em prol das empresas parceiras e de toda a sociedade. É mais uma oportunidade para conhecermos os benefícios da reciclagem e da reutilização das resinas plásticas no mercado", afirma Edison Terra, vice-presidente da unidade de Poliolefinas, Renováveis e Europa da Braskem.

Lançada em 2015, a plataforma Wecycle envolve a parceria com diferentes públicos de relacionamento do setor, como brand owners, transformadores e recicladores. Um dos parceiros é a Muzzicycles, fabricante brasileira de tecnologia em plástico reciclado para quadros de bicicletas. A empresa agora participa do Wecycle ao receber resinas de polietileno de cooperativas apoiadas pela plataforma e inseridas no programa ser+realizador - que apoia a gestão de cooperativas de reciclagem em 11 estados brasileiros.

Cada quadro contém cerca de 3 quilos de plástico, sendo 30% deles reciclado, o que representa a utilização de 132 toneladas por ano de resina de conteúdo reciclado. A mistura entre polímero virgem e reciclado é necessária para garantir o bom desempenho mecânico da bicicleta. 

Entre as vantagens dos quadros de plástico, estão a sua resistência e absorção de impacto - características do polietileno - e a garantia vitalícia para uso. Após a coleta, reciclagem e transformação do plástico, com apoio da Braskem, as bicicletas são montadas e comercializadas em diversas cores. 

Os produtos da plataforma Wecycle serão expostos durante a Feiplastic, maior feira do setor plástico na América Latina, que está sendo realizada até 7 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:
CDN Comunicação 
Ana Beatriz Paschoal (55 11) 3643-2737 - anabeatriz.paschoal@cdn.com.br
Rafael Abrantes - (55 11) 3643-2772 - rafael.abrantes@cdn.com.br
Priscila Ventura - (55 11) 3643-2744 - priscila.ventura@cdn.com.br  

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter