Voltar
Acontece • 29 de Julho de 2025

Integrantes da Braskem participam de mutirão de doação de sangue

Além da doação de sangue, os voluntários também realizaram o cadastro de medula óssea
 
Neste sábado, 26 de julho, a solidariedade ganhou destaque na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador. Cerca de 25 voluntários da Braskem participaram do Mutirão Pela Vida, iniciativa promovida pelo setor de Saúde Ocupacional e pelo Programa de Voluntariado da empresa. A ação reuniu colaboradores, parceiros, familiares e amigos com o objetivo de doar sangue e realizar ou atualizar o cadastro como doadores de medula óssea.
 
Veterana na causa, a voluntária Laís Almeida Nascimento, responsável Técnica do Laboratório de Controle de Qualidade da Braskem, participou do mutirão. "Faço doação de sangue regularmente três vezes ao ano desde 2019. Quando soube da realização do mutirão do voluntariado, reprogramei a doação que já estava para fazer para contribuir diretamente com esta ação. Doar sangue para mim é um ato de amor e enquanto estiver apta, seguirei fazendo a minha parte, além de tentar plantar essa sementinha onde puder", relata.

Outro exemplo de engajamento é Daniel Costa, técnico de Segurança do Trabalho da Braskem, que recentemente se tornou doador de medula óssea. "Quando fui doar sangue para a sogra de um amigo, identificaram que meu cadastro estava desatualizado. Uma semana depois, me informaram sobre um paciente compatível. Aceitei na hora", conta. Daniel, que já é doador de sangue há 10 anos, descreve o processo de doação de medula óssea como tranquilo e sem dor. "Fico feliz em ser útil e ser esperança não só na vida do paciente, mas de sua família e amigos. Um doador doa esperança e vida ao próximo", conclui.
 
O diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, orgulhou-se do engajamento dos voluntários nesta ação. "É gratificante ver tantos integrantes da Braskem atuando em sinergia com a sociedade e exercendo esse ato solidário. O mutirão é uma oportunidade real de salvar vidas. Sabemos o quanto os bancos de sangue precisam de reforço e como o registro de possíveis doadores de medula óssea pode representar esperança para pacientes em tratamento", afirma.
 
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o material coletado é separado em diferentes componentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, utilizados conforme a necessidade de cada paciente.

O processo de doação é rápido e seguro. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar em boas condições de saúde e ter feito a última refeição entre duas e três horas antes. Já para o cadastro de medula óssea, os requisitos são: ter entre 18 e 35 anos e estar saudável.
 
Programa de Voluntariado da Braskem, é uma iniciativa global nascida em 2017 com o objetivo de promover experiências transformadoras, ampliando a consciência social dos colaboradores e contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. Desde a sua criação, já são 570 mil beneficiários, mais de 800 ações de voluntariado desde 2020 e 2.788 voluntários em 2024 com engajamento de 15,5%.  


Foto: Rafael Veloso/Divulgação 

Foto: Rafael Veloso/Divulgação 

Foto: Rafael Veloso/Divulgação