Voltar
Acontece • 26 de Agosto de 2025

Mais de 2 mil estudantes participam da Ação Braskem de Educação Ambiental em Salvador e Camaçari

Mais de dois mil estudantes de Salvador e Camaçari participaram do primeiro módulo da Ação Braskem de Educação Ambiental, promovido ao longo dos meses de julho e agosto. Ao todo, sete escolas públicas e da Rede SESI Bahia de Educação foram beneficiadas com a iniciativa - promovida pela Braskem e executada pela startup SOLOS. A iniciativa visa promover o conceito de economia circular e despertar a consciência em crianças e jovens para a importância da reciclagem.

Nesta edição, participam da Ação Braskem de Educação Ambiental o SESI Itapagipe , SESI Retiro e Colégio Estadual Paulo Américo, todas em Salvador; além do SESI Milton Santos e as escolas municipais Cosme de Farias, Sônia Regina e Escola do Natal, em Camaçari. No município da região metropolitana de Salvador, a Ação tem o apoio da Limpec - Empresa de Limpeza Pública de Camaçari e SEDUC - Secretaria de Educação.

"É um projeto importante para alunos, equipe escolar e comunidade externa, pois contribui para maior conscientização do descarte correto dos resíduos com o objetivo de cuidar do planeta terra. O projeto foi bem aceito por todos. As crianças estão participando e aprenderam muito com as palestras e oficinas", ressalta Elisangela Oliveira da Silva, diretora da Escola Municipal do Natal.

Após a ação, a professora Maria de Fátima Castro do Colégio Estadual Paulo Américo, destacou o quanto a experiência proporcionou aprendizado sobre a economia circular, coleta seletiva e o descarte correto do plástico após o consumo.

"A iniciativa reflete nosso compromisso com a educação, ao levar para as escolas conceitos fundamentais sobre a economia circular e a importância da reciclagem. Nosso objetivo é despertar, desde cedo, a consciência ambiental em crianças e jovens, estimulando novos hábitos e mostrando que cada atitude pode fazer a diferença para um futuro mais sustentável", afirmou Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

No primeiro módulo do projeto, são utilizados palestras e jogos de perguntas e respostas, para abordar temas como consumo consciente, destinação adequada de resíduos, reciclagem e o papel do plástico em nossas vidas. Os outros dois módulos consistem na montagem de espaços nas escolas para o descarte correto de resíduos; e em um campeonato de reciclagem, o qual premia as unidades que mais arrecadarem resíduos. Os resíduos coletados pelos alunos são destinados à Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental ( Camapet ), em Salvador, e à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari ( Coopmarc ), contribuindo para a geração de renda dos catadores.