Projeto Corais de Maré recebe prêmio da Secretaria do Meio Ambiente

A secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Estado, premiou na categoria 'Ideia Sustentável' e subcategoria 'Pesquisa Ambiental', o projeto Corais de Maré, que utiliza uma tecnologia inédita para promover a recuperação de corais nativos degradados da Baía de Todos-os-Santos. O projeto foi realizado pela Carbono 14, com patrocínio da Braskem e em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal.
A Baía de Todos os Santos vem sofrendo ao longo dos anos com a invasão da espécie coral-sol. Para evitar o agravamento da situação, a Carbono 14 desenvolveu uma tecnologia, com uso do poliacetal, um tipo de plástico resistente, para conseguir recuperar os corais nativos Millepora alcicornis. O material demonstrou maior êxito nos experimentos de aceleração de crescimento, possibilitando uma redução de 50% no tempo de desenvolvimento do coral nativo, avançando de 7 cm em seis meses para os mesmos 7 cm em apenas três meses. Por isso, esse material foi o escolhido para ser usado nas 2.285 sementeiras que foram implantadas ao logo dos três anos do projeto, em uma área de 6 mil metros quadrados na Baía de Todos-os-Santos.
No dia 29 de janeiro, ocorreu a cerimônia de premiação do Governo do Estado no auditório da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. "São 15 anos dedicados ao trabalho de conservação da vida marinha e há três anos, mais especialmente com o projeto Corais de Maré, na recomposição de corais nativos da Baía de Todos-os-Santos. O Prêmio Bahia Sustentável vem coroar esse trabalho de muita pesquisa e que já nos rende resultados muito positivos e que tem tudo para se tornar referência internacional pela técnica inovadora no restauro dos recifes de coral", afirma o CEO da Carbono 14, José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador.