NOSSOS COMPROMISSOS COM MACEIÓ

Saiba mais sobre nossas ações e programas

Clique aqui

sobre a braskem no
Rio de Janeiro

Somos uma indústria do setor químico e petroquímico com atuação global. Produzimos insumos químicos básicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno, tolueno, cloro, soda e solventes, entre outros e resinas termoplásticas Polietileno (PE), Polipropileno (PP) e Policloreto de Vinila (PVC). Nossos produtos são matérias-primas para agronegócio, construção civil, embalagens alimentícias, infraestrutura, indústria automotiva, de saúde e de higiene.

No Rio de Janeiro, estamos presentes no principal polo industrial de Duque de Caxias, o Polo Petroquímico de Campos Elíseos, com três unidades: Polipropileno (PP 5), Polietileno (PE 9) e petroquímicos básicos (Q 4).

Com um terminal marítimo e um portifólio amplo de produtos químicos e petroquímicos, nossas unidades localizadas em Duque de Caxias fazem parte da economia do Estado desde 1992, com a entrada da operação da unidade de polipropileno.

a braskem no
rio de janeiro
em números

As unidades Braskem localizadas no Rio de Janeiro apresentam números expressivos para nossa companhia.

+ de 1.700

postos de trabalho entre empregos diretos e indiretos

+ de 1 milhões

de toneladas de produtos químicos e petroquímicos produzidos por ano.

+ de 120

fornecedores locais (Rio de Janeiro e Duque de Caxias)

+ de 470

pessoas beneficiadas em 2021 com projetos sociais
acontece

Acompanhe informações de destaque da Braskem no Rio de Janeiro

iniciativas locais

Projeto que capacita mulheres que empreendem ou têm o desejo de empreender, impulsionando seus negócios e o empoderamento feminino. O Empreendedoras Braskem já contou com duas edições e formou cerca de 50 mulheres na região de Duque de Caxias.

Esta iniciativa da Firjan, com apoio da Braskem, capacita moradores das comunidades do entorno da Braskem em Duque de Caxias, oferecendo cursos de construção civil. Com o objetivo de elevar o potencial de empreendedorismo dos participantes, o projeto apresenta uma alternativa ao emprego formal, tendo já formado desde 2016 cerca de 400 moradores da região.

Com apoio da Braskem, este projeto utiliza o futebol como um grande potencial educativo, capaz de contribuir na formação da cidadania, no combate à violência, respeito aos direitos humanos e inclusão social. O foco está na formação integral do jovem, tendo como fio condutor o desenvolvimento de valores e habilidades intrínsecos às atividades esportivas. Em Duque de Caxias, cerca de 150 alunos estão matriculados no projeto.

Voltado para educação ambiental e descarte adequado de resíduos plásticos, a dinâmica da iniciativa consiste na troca de plástico recicláveis por moedas (Plasticoins) que são revertidas em material escolar, alimentos e/ou itens de higiene e limpeza.

As comunidades que participam e acolhem o projeto também percebem a mudança com a diminuição de resíduos espalhados pelas ruas.

Plastitroque Em números (em 2022):

Mais de 2,4 TONELADAS de resíduos plásticos arrecadados

560 KITS escolares entregues

450 KITS de alimentação entregues

Plastitroque Em imagens (em 2022):

O Instituto Akatu e a Braskem ampliaram a parceria pela formação de profissionais de educação e atendimento às redes municipal e estadual de ensino em Duque de Caxias (RJ). O projeto de aprendizagem de temáticas socioambientais tem como objetivo fortalecer a educação e o debate de temas como consumo consciente e gestão de resíduos para crianças, jovens e comunidade escolar, impulsionando o desenvolvimento sustentável. Realizado com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, o projeto atenderá cerca de 250 escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino da cidade, com a formação de educadores para as temáticas do consumo consciente e da gestão adequada de resíduos, em especial o plástico. Em agosto de 2022, 131 educadores de 62 escolas municipais foram capacitados.

A Braskem também promove em Duque de Caxias ações de voluntariado, que contemplam moradores das comunidades vizinhas às nossas unidades. Todos os anos, são realizadas gincanas e ações que envolvem os nossos integrantes, como reforma de escolas e instituições da região, distribuição de brinquedos, doações de itens de necessidade básica etc. Além disso, durante a pandemia, as ações de voluntariado foram intensificadas e a Braskem colaborou com doações de milhares de cestas básicas e kits de higiene na localidade.

Por meio do programa, a empresa promoveu entre junho e setembro desse ano, a Gincana de Voluntariado, a Campanha de Combate à Fome e a ação WeCare Week. Desde o lançamento do projeto, em 2017, mais de 4.500 moradores de Duque de Caxias já foram beneficiados com o engajamento de aproximadamente 300 voluntários.

Programa voltado para receber em nossas unidades industriais visitantes de universidades, clientes, fornecedores, comunidade e instituições governamentais e não governamentais, imprensa, entre outros, com o intuito de conhecer os nossos processos, instalações e os projetos sociais locais. Realizado na unidade de Duque de Caxias há quatro anos, o Formando Laços já recebeu mais de 24 lideranças comunitárias e impactou mais de 1.300 pessoas – moradores das comunidades do entorno das unidades da companhia e participantes de projetos sociais apoiados pela Braskem na região.

A Braskem promove em Duque de Caxias o projeto Ateliê Criativo, que ensina jovens a partir dos 16 anos a gerar renda por meia da recilagem do plástico. O curso livre e gratuito será oferecido a 60 participantes que residem no município de Caxias.
Os participantes têm acesso a um laboratório com mobiliário completo em sala totalmente adaptada e equipada com ferramentas elétricas e manuais, computadores, além de máquinas para reciclagem do plástico e a transformação dos insumos em utensílios, ou obras de arte, como trituradora, injetora, impressora 3D, máquina de compressão e fresadora. Após o período das oficinas, os alunos apresentam individualmente um trabalho de conclusão que avaliará seu aprendizado.

O programa Qualificação profissional, do SENAI e Ministério da Economia e que conta com o apoio da Braskem, chegou em Duque de Caxias com o curso de "Caldeireiro". Moradores da região que estão desempregados puderam se inscrever na capacitação, que contou com 20 vagas para o curso, que é 100% gratuita e presencial. Com carga horária de 316 horas, o Curso de Qualificação Profissional de Caldeireiro tem o objetivo de desenvolver competências relativas à montagem de conjuntos e subconjuntos de baixa complexidade, seguindo as normas técnicas de qualidade, de segurança no trabalho e preservação ambiental.

O programa da Braskem, em parceria com Cooperativa de Duque de Caxias, promove inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores das unidades de triagem de resíduos através do fomento ao desenvolvimento da cadeia de reciclagem nacional.

Programa Ser+ Em imagens: