Sobre a Braskem São Paulo

A Braskem, no Estado de São Paulo, está presente desde 2002 no Polo Petroquímico do Grande ABC, que abriga quatro de nossas unidades, Químicos 3 (Q 3 CK), Químicos 3 Intermediários (Q 3 IN), Polietileno 7 (PE 7) e Polipropileno 4 (PP 4). Além destas plantas fabris no Grande ABC, a Braskem, no Estado de São Paulo, conta com outras duas unidades, a fábrica de Polipropileno (PP 3), localizada em Paulínia e a de Polietileno (PE 8), em Cubatão.

Nossas unidades industriais fazem parte da história do desenvolvimento da cadeia integrada da indústria química dessas regiões.

Considerado como um dos principais geradores de progresso do país, o Polo Petroquímico do Grande ABC abastece segmentos como as indústrias alimentícia e automotiva, agronegócio, higiene e limpeza.

Destaque em São Paulo

Somos referência em eficiência hídrica e desde 2012 utilizamos água de reúso do projeto Aquapolo, que transforma efluentes domésticos em água de qualidade industrial, a maior iniciativa desse tipo na América do Sul. Com isso, as unidades industriais do ABC já deixaram de consumir cerca de 60 milhões de metro cúbicos de água potável entre 2012 e 2021.

Como parte dessa cultura de inovação e melhoria contínua, e com o objetivo de modernizar nosso processo produtivo, investimos R$ 600 milhões no nosso sistema termelétrico. O projeto Vesta, que teve seu início operacional em 2022, prevê uma redução de 11,4% no consumo de energia elétrica e de 6,3% nas emissões de dióxido de carbono (CO2) da unidade.

Essa mudança estrutural permitirá que o processo produtivo da fábrica se torne energeticamente mais eficiente, com redução no consumo de energia estimada ao equivalente gasto por uma cidade com um milhão de habitantes. Além disso, com a cogeração de energia nosso sistema elétrico tem maior confiabilidade, ou seja, é esperado menor acionamento do sistema de flare nos próximos anos.

A Braskem São Paulo em números

As unidades Braskem localizadas em São Paulo apresentam números expressivos para nossa companhia.

Capacidade de produção

+1,9 milhões
de toneladas

de produtos químicos e petroquímicos produzidos por ano

Empregos

+3,5mil

Empregos Diretos e Indiretos

Fornecedores

+ de 140

fornecedores locais

Pessoas Beneficiadas

+11 mil

pessoas beneficiadas por ano em ações sociais