A Braskem acaba de inaugurar o Terminal Química Puerto México, uma solução robusta que endereça os desafios logísticos enfrentados pelo Complexo Petroquímico da Braskem Idesa, no México.
Promovendo um grande salto na capacidade produtiva no país, o Terminal representa a reafirmação da relevância global da companhia e o avanço no movimento de expansão da operação baseada em etano.
Resultado do investimento combinado entre Braskem Idesa e Advario, o Terminal Química Puerto México tem capacidade de receber e armazenar 54 mil toneladas, e transportar 80 mil barris de etano por dia, o que endereça a necessidade de matéria-prima e garante a plena capacidade operacional da Braskem na região.
Com o novo Terminal, a Braskem Idesa produzirá 1 milhão e 50 mil toneladas de polietileno por ano no país, maior produção global da companhia em uma única unidade industrial.
Esse movimento reforça a resiliência da Braskem diante dos desafios logísticos do setor no México e reafirma sua posição como uma das mais importantes e inovadoras petroquímicas do mundo.
O Cais Nº8 do Porto de Coatzacoalcos, onde está o TQPM, foi adaptado para receber embarcações de transporte de etano. Essa mudança é positiva não só para o Terminal, mas para toda a operação industrial do México, uma vez que também será utilizado para transporte de químicos da Pemex, petrolífera estatal do país.
Com o objetivo de se tornar mais eficiente no transporte de cargas químicas globalmente, a Braskem criou uma empresa voltada para suas operações marítimas, a Braskem Trading & Shipping (BT&S).
A BT&S adquiriu, exclusivamente voltadas para as necessidades da unidade industrial do México, duas embarcações de transporte de etano. Os navios Brilliant Future e Brave Future apresentam tecnologia avançada, emitem menos CO2 comparados a navios similares e serão responsáveis por manter o pleno fornecimento de matéria-prima que vai garantir a autossuficiência da Braskem em etano na região.
O projeto de construção iniciado em 2022 ao investimento de US$ 450 milhões, gerou mais de 2 mil empregos diretos e teve sua conclusão em 2025, tornando-se um marco na infraestrutura petroquímica do México.
Situado no Porto de Coatzacoalcos, no estado de Veracruz, o Terminal possui dois tanques criogênicos com capacidade para armazenar um total de 54 mil toneladas de etano.
Lançado em 2016 como a maior e mais moderna planta industrial da Braskem no mundo, foi idealizado para ter sua operação 100% baseada em etano. Nos últimos anos, porém, enfrentou dificuldades de operação por conta da escassez na oferta desta matéria-prima no país.
Agora, com o início da operação do TQPM, a unidade será responsável por um aumento significativo na produtividade global da Braskem, sendo responsável por mais de um milhão toneladas de resinas todo ano.
Além disso, tanto o Terminal quanto o Complexo têm possibilidade técnica e estrutural para serem expandidos, o que pode elevar ainda mais a competitividade e a capacidade produtiva da Braskem.