
Braskem na Feira K: inovações, economia circular e combate às mudanças climáticas
A Feira K, realizada em Düsseldorf, na Alemanha, completou 70 anos em 2022 com seus habituais grandes números: mais de três mil expositores de 61 países. A Braskem esteve presente mais uma vez neste que é o maior evento mundial da indústria de plásticos e borracha. Confira as novidades apresentadas pela Braskem!
Wenew
Na edição deste ano, a Braskem apresentou ao mercado seu novo ecossistema de economia circular, batizado de Wenew, conceito que também passou a dar nome ao seu portfólio de químicos e resinas com conteúdo reciclado.
Além dos produtos, o ecossistema Wenew abraça outras iniciativas voltadas à promoção da economia circular sob o conceito de Wemove. São ações colaborativas com foco em educação para o descarte de plásticos e a reciclagem, novas tecnologias e design circular.
Combate às mudanças climáticas
Este foi um dos grandes temas apresentados pela Braskem na Feira K. Sob a marca I'm greenT bio-based, a Braskem tem oferecido desde 2010 um portfólio de produtos renováveis derivados da cana-de-açúcar, que atuam na captura de carbono da atmosfera durante o seu processo produtivo. Mas os investimentos e ações de pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias nessa área não param.
Estão em andamento investimentos de cerca de US$ 60 milhões para expansão da capacidade de produção de eteno renovável, na planta de Triunfo, no RS; um projeto com a SCG Chemicals, empresa química líder na Tailândia, para possível instalação de uma fábrica de biopolímeros I'm greenT bio-based no país; a parceria com a Lummus para o licenciamento de tecnologias para a produção de biopolímeros e o lançamento da joint venture Sustainea, com a japonesa Sojitz, para produção de bioMEG (monoetilenoglicol) e bioMPG (monopropilenoglicol) para o mercado de garrafas PET e têxtil, além de uma ampla variedade de aplicações, incluindo cosméticos e personal care.
Inovação colaborativa
A soma de forças para acelerar inovações é uma outra agenda fomentada pela Braskem e destacada no evento. O Cazoolo, primeiro hub de inovação com foco na criação de embalagens circulares do Brasil, é um dos projetos recentes lançados com essa abordagem, assim como a Oxygea, um hub para startups que conta com investimento de US$ 150 milhões para o desenvolvimento de novos negócios com foco em sustentabilidade e transformação digital.
Novas aplicações
A Braskem tem trabalhado para identificar novas áreas de aplicação do plástico, como a solução para substituição de dormentes de madeira por dormentes de plástico no transporte ferroviário. Denominada "Smartrails", a solução traz vantagens como menor impacto ambiental, mais leveza e melhor desempenho operacional - uma verdadeira inovação no desenvolvimento de materiais de rota permanente e uma nova abordagem para dormentes poliméricos.
Saiba mais
Para conhecer todas as novidades apresentadas na Feira K 2022 e ter uma experiência de realidade virtual imersiva no estande da Braskem, acesse a plataforma Braskem 360° .