Notícias

Vasos para plantas fabricados a partir de tampas plásticas reforçam o compromisso da Braskem com a Economia Circular

Em parceria com a Martiplast e o programa Tampinha Legal, companhia anuncia mais um avanço a partir de plástico reciclado para fechar o ciclo de consumo

A Braskem, em parceria com o programa Tampinha Legal e a Martiplast , lançam a linha Cultivar, da marca <Ou>, que conta com vasos feitos a partir de plástico reciclado, demonstrando a capacidade de toda a cadeia em trabalhar em prol da economia circular agregando funcionalidade, beleza e design ao produto final. O projeto, que fecha o ciclo de consumo de tampas plásticas e conta com o envolvimento de todos os elos deste processo, já está disponível ao mercado.

O programa Tampinha Legal dá início ao projeto, fazendo a logística de tampas plásticas utilizadas em garrafas e destinando-as para a reciclagem. O material já separado passa pelo reciclador, que viabiliza seu retorno à cadeia produtiva como matéria-prima, chegando ao transformador que produz o vaso. O produto final, comercializado pela marca <Ou>, segue o mote "Recicle suas ideias. Sua atitude faz a diferença!".

Segundo a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, o programa propõe ações modificadoras de comportamento de massa, com o objetivo de incentivar a destinação correta do material plástico. "Por meio da parceria, podemos perceber a economia circular na prática. Queremos que as pessoas vejam as maravilhas que podemos confeccionar com as tampinhas e que, com isso, elas entendam a importância de suas atitudes fazendo com que o plástico retorne para indústria e todos se beneficiem", afirma.

Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular e Reciclagem da Braskem, explica que a empresa busca incentivar o ciclo sustentável dos produtos plásticos por meio de parcerias como esta, que unem indústria, brand owners e sociedade em prol da estruturação da cadeia de reciclagem como um todo. "Estamos muito satisfeitos com este lançamento, apoiamos o Tampinha Legal há alguns anos e a <Ou> é uma antiga parceira da Braskem. Os vasos feitos a partir de material reciclado demonstram o valor do resíduo plástico quando descartado corretamente, possibilitando seu retorno ao ciclo produtivo. A parceria reafirma nossa crença de que a mudança requer a participação de todos", afirma.

Segundo Vinicius Martini, Head de Produto da marca <Ou> a economia circular é a resposta para um mundo que demanda um consumo mais consciente, e a indústria de transformação precisa se posicionar como protagonista neste processo. Além disso, ressalta que a parceria busca fortalecer o Tampinha Legal e apoiar seu caráter educativo e socioambiental, auxiliando entidades assistenciais e moldando uma cultura correta sobre o potencial do plástico. "A nossa marca busca transformar a vida das pessoas ao entregar produtos com cor, beleza e design. Provar que isto é possível com material reciclado e oriundo de um programa tão nobre como o Tampinha Legal nos faz acreditar cada vez mais em impactar positivamente a vida dos nossos consumidores", pontua.

Sobre a <Ou>
Criar novos produtos para os novos jeitos de viver. É isso que a Ou faz há mais de duas décadas, criando utensílios que deixam a rotina da casa muito mais bonita, prática e cheia de vida. A <Ou> é uma marca Martiplast, presente em mais de 5 mil pontos de venda no Brasil e em mais de 30 países, levando cor, funcionalidade e design para os lares de milhões de consumidores.

<Ou> nas mídias digitais
www.facebook.com/ouoficial
www.instagram.com/ouoficial
www.ou.com.br 

Sobre o Tampinha Legal
O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina. De iniciativa do Instituto SustenPlást, busca a melhor valorização de mercado para o material. Em breve, atingirá R$ 500mil (quinhentos mil reais) destinados para as entidades assistenciais participantes, valores provenientes da reciclagem do material. Recentemente, lançou as ações Copinho Legal e Canudinho Legal, que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos copos e canudos plásticos para as entidades assistenciais cadastradas no programa. Além do site, também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube e Facebook.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter