Empresa Inovadora

Inovação

A inovação é uma forma de pensar e agir que faz parte da nossa essência. Seu papel tem sido fundamental na trajetória da Braskem, nos fazendo evoluir e entender as oportunidades e o potencial da nossa contribuição para melhorar a vida das pessoas por meio da química e do plástico.

Estimulamos os nossos Integrantes a desafiar e serem desafiados, para que possam exercitar diferentes olhares e experiências, construindo novos caminhos de aprendizado. Estamos sempre focados nas oportunidades de trabalho colaborativo e no intercâmbio de ideias e conhecimento, globalmente.

O resultado desse esforço está presente na evolução contínua de nossos indicadores, com foco em ecoeficiência e segurança, e também na criação de novos produtos e soluções.

Inovação em Números

2 centros de inovação e tecnologia localizados

em Triunfo (RS) e em Pittsburgh (Pennsylvania)

23 laboratórios

e 7 plantas piloto

300 profissonais

especializados

903 documentos de patentes

depositados no Brasil e no exterior

216 Projetos no pipeline de inovação e tecnologia

para atender às diferentes áreas de negócios

Braskem Labs

O Braskem Labs é uma plataforma de empreendedorismo que acelera ideias e negócios de empreendedores que acreditam em seu potencial de transformar o mundo.

São três programas com objetivos específicos e focados em negócios em diferentes estágios de desenvolvimento, criados para incentivar o ecossistema, gerar impacto socioambiental e resolver desafios do atual mundo corporativo.

Braskem Labs Ignition: é um programa de pré-aceleração feito em parceria com a Quintessa para startups que estão em fase de validação.

Braskem Labs Scale: também realizado em parceria com a Quintessa, acelera empresas em fase de tração e escala com soluções que contenham química e/ou plástico e impactem positivamente a sociedade nas mais diversas áreas como agronegócio, reciclagem, saúde, transporte, alimentação, água e energia.

Braskem Labs Challenge: módulo que visa conhecer startups que oferecem soluções para resolver desafios reais em diversas áreas da Braskem. A startup terá a oportunidade de desenvolver um projeto piloto e, potencialmente, tornar-se parceira ou fornecedora da Braskem.

"O programa Braskem Labs impactou muito em nosso projeto. Foram horas de mentorias e palestras que nos ajudaram a aprimorar os planos futuros da empresa, com apoio incondicional dos envolvidos em ajudar as startups selecionadas"

Eliézer Machado, empreendedor responsável pelo ColOff.

Para conhecer melhor o programa, acesse

Braskem Labs

O Desafio de Design Braskem foi criado com o objetivo principal de apresentar o plástico aos arquitetos e designers como um material versátil e adaptável, que viabiliza a solução de problemas e abre caminhos para oportunidades nunca antes imaginadas.

Em sua 6ª edição, o Desafio propôs aos jovens talentos universitários criar soluções de eletroportáteis em plástico.

Este ano, a iniciativa chega a sua 7ª edição trazendo novidades que serão apresentadas em breve.

Vídeos

Para conhecer mais sobre o programa, acesse:

Desafio de Design

Imprimindo o Futuro

Em 2016, a Braskem, em parceria com a Made in Space – empresa norte-americana líder no desenvolvimento de impressoras 3D para operação em gravidade zero e fornecedora da Nasa – firmaram parceria na qual o Plástico Verde da cana-de-açúcar é utilizado para a criação de peças no espaço. A tecnologia permite a manufatura de ferramentas e peças de reposição no espaço em resina de origem renovável, dando mais autonomia às missões espaciais.

Desde o lançamento da parceria, a equipe de Inovação e Tecnologia da Braskem trabalha ao lado da Made In Space no desenvolvimento de uma solução em Polietileno Verde para a impressão 3D em ambientes de gravidade zero. A parceria possibilitou aos astronautas receberem, no espaço, um e-mail com o design digital de peças e imprimi-las, gerando uma redução drástica de tempo e de custos. O Plástico Verde I'm green da Braskem foi escolhido para o projeto por reunir características como flexibilidade, resistência química e reciclabilidade, além de ser produzido através de fonte renovável.

Há grande expectativa sobre os benefícios do projeto, já que a impressão 3D no espaço foi definida pela Nasa como um dos avanços essenciais para uma eventual missão a Marte.

Em 2017, anunciamos a expansão dessa parceria com o desenvolvimento conjunto de tecnologia que permitirá, pela primeira vez na história das missões espaciais, reciclagem de plástico em gravidade zero. A recicladora de objetos e embalagens plásticas, capaz de ampliar ainda mais a autonomia e a sustentabilidade das futuras missões fora do Planeta Terra, deverá ser enviada ao espaço em 2019.

Clique aqui

e fique por dentro das novidades do projeto Imprimindo o Futuro.