Braskem amplia parcerias do programa NEO PVC e assina convênio com a Universidade de São Paulo
O evento de assinatura será no prédio administrativo do departamento de engenharia com a presença do vice-presidente da Unidade de Vinílicos da Braskem, Luis Felli, de diretores e professores da Escola Politécnica, além de outros convidados da Braskem e da universidade.
O objetivo da parceria é desenvolver novas tecnologias e aplicações de PVC em engenharia, com o intuito de promover e inovar o uso do material no mercado de construção civil. "Queremos com essa parceria buscar novas oportunidades para o uso do PVC no mercado de construção civil e inovação em novos materiais", explica Luciano Nunes, responsável pela gestão do programa na Braskem.
O mercado de construção civil representa sozinho 65% do PVC consumido no país. Com o desenvolvimento dos convênios a Braskem pretende ampliar a participação do PVC na construção civil com a entrada de novas aplicações e tecnologias. Hoje ele está presente no mercado por meio de tubos, conexões, recobrimento de fios e cabos, forros, janelas, portas, divisórias, dentre outros. As características inerentes ao produto, se encaixam perfeitamente as necessidades do setor, que buscam materiais duráveis, seguros, com elevada resistência química e à ação do tempo e de fácil instalação e manutenção. Importante ressaltar que essas características intrínsecas ao PVC podem contribuir para o crescimento da construção civil sustentável.
Segundo Nunes, a parceria com o departamento de engenharia de construção civil da Poli USP vai permitir de imediato que a Braskem atue em duas importantes frentes de pesquisa que são: desenvolvimento de tubos de CPVC (PVC Clorado) para instalações de combate a incêndio e melhoria do sistema construtivo em PVC para habitação.
No primeiro projeto, os pesquisadores trabalharão no desenvolvimento da tecnologia para tubos de CPVC para instalações de combate a incêndio. Com esse estudo pretende-se desenvolver uma opção de sistema de tubulação segura e de fácil instalação e manutenção, contribuindo para a segurança dos usuários dos edifícios. No outro projeto o estudo busca, por meio de novas técnicas, ampliar a utilização do sistema construtivo Concreto/PVC para habitação. Além dos projetos, a parceria prevê ainda a estruturação de um material didático sobre PVC para auxiliar o ensino de materiais para construção civil nos cursos de engenharia.
Para Vanderley John, Prof. Dr. do Depto. de Engenharia da Construção Civil da Poli, a parceria com a Braskem abre importantes caminhos de pesquisa e tecnologia para a universidade "O Brasil tem uma indústria competente e uma academia fortemente estruturada. O desafio, particularmente nas áreas de engenharia, é colocar os dois setores a trabalharem juntos, pois somente desta forma é que os resultados da pesquisa podem beneficiar a sociedade. É exatamente isso que essa parceria irá promover." O uso do plástico na construção civil é uma tendência internacional e desenvolver novas aplicações e soluções em PVC leva a um consumo menor de materiais com grande durabilidade.
O programa NEO PVC - Núcleo de Estudos Orientados do PVC - foi criado com o objetivo de desenvolver estudos orientados para expansão do uso do PVC e criar novas aplicações para o plástico. A primeira parceria desse programa foi formalizada em maio último, quando a Braskem assinou convênio com o Departamento de Engenharia de Materiais com a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. A segunda instituição educacional a integrar o programa foi a SOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina, uma das mais conceituadas escolas técnicas e superiores de Engenharia de Plásticos do Brasil. Mais informações: www.neopvc.com.br
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
