Braskem amplia parcerias do programa NEO PVC e assina convênio com a Universidade de São Paulo
O evento de assinatura será no prédio administrativo do departamento de engenharia com a presença do vice-presidente da Unidade de Vinílicos da Braskem, Luis Felli, de diretores e professores da Escola Politécnica, além de outros convidados da Braskem e da universidade.
O objetivo da parceria é desenvolver novas tecnologias e aplicações de PVC em engenharia, com o intuito de promover e inovar o uso do material no mercado de construção civil. "Queremos com essa parceria buscar novas oportunidades para o uso do PVC no mercado de construção civil e inovação em novos materiais", explica Luciano Nunes, responsável pela gestão do programa na Braskem.
O mercado de construção civil representa sozinho 65% do PVC consumido no país. Com o desenvolvimento dos convênios a Braskem pretende ampliar a participação do PVC na construção civil com a entrada de novas aplicações e tecnologias. Hoje ele está presente no mercado por meio de tubos, conexões, recobrimento de fios e cabos, forros, janelas, portas, divisórias, dentre outros. As características inerentes ao produto, se encaixam perfeitamente as necessidades do setor, que buscam materiais duráveis, seguros, com elevada resistência química e à ação do tempo e de fácil instalação e manutenção. Importante ressaltar que essas características intrínsecas ao PVC podem contribuir para o crescimento da construção civil sustentável.
Segundo Nunes, a parceria com o departamento de engenharia de construção civil da Poli USP vai permitir de imediato que a Braskem atue em duas importantes frentes de pesquisa que são: desenvolvimento de tubos de CPVC (PVC Clorado) para instalações de combate a incêndio e melhoria do sistema construtivo em PVC para habitação.
No primeiro projeto, os pesquisadores trabalharão no desenvolvimento da tecnologia para tubos de CPVC para instalações de combate a incêndio. Com esse estudo pretende-se desenvolver uma opção de sistema de tubulação segura e de fácil instalação e manutenção, contribuindo para a segurança dos usuários dos edifícios. No outro projeto o estudo busca, por meio de novas técnicas, ampliar a utilização do sistema construtivo Concreto/PVC para habitação. Além dos projetos, a parceria prevê ainda a estruturação de um material didático sobre PVC para auxiliar o ensino de materiais para construção civil nos cursos de engenharia.
Para Vanderley John, Prof. Dr. do Depto. de Engenharia da Construção Civil da Poli, a parceria com a Braskem abre importantes caminhos de pesquisa e tecnologia para a universidade "O Brasil tem uma indústria competente e uma academia fortemente estruturada. O desafio, particularmente nas áreas de engenharia, é colocar os dois setores a trabalharem juntos, pois somente desta forma é que os resultados da pesquisa podem beneficiar a sociedade. É exatamente isso que essa parceria irá promover." O uso do plástico na construção civil é uma tendência internacional e desenvolver novas aplicações e soluções em PVC leva a um consumo menor de materiais com grande durabilidade.
O programa NEO PVC - Núcleo de Estudos Orientados do PVC - foi criado com o objetivo de desenvolver estudos orientados para expansão do uso do PVC e criar novas aplicações para o plástico. A primeira parceria desse programa foi formalizada em maio último, quando a Braskem assinou convênio com o Departamento de Engenharia de Materiais com a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. A segunda instituição educacional a integrar o programa foi a SOCIESC - Sociedade Educacional de Santa Catarina, uma das mais conceituadas escolas técnicas e superiores de Engenharia de Plásticos do Brasil. Mais informações: www.neopvc.com.br
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
