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Press Releases • 27 de Julho de 2007

Braskem e Rossetti trazem tecnologia inovadora para revestimento de caçambas.

A tecnologia QuickSilver permite que um caminhão seja revestido com uma chapa única de UTEC®, plástico com excelente propriedade anti-aderente e de elevada resistência à abrasão.

A Braskem, segunda maior produtora de mundial de UHMWPE (Polietileno de Ultra-alto Peso Molecular), e a Rossetti Equipamentos Rodoviários, um dos principais fabricantes de caçambas do mercado nacional, firmaram parceria para oferecer ao mercado brasileiro uma tecnologia inovadora em revestimento de caçambas basculantes. Trata-se da tecnologia QuilkSilver, da norte americana Quadrant, principal player do mercado mundial de UHMWPE. Essa tecnologia possibilita que um caminhão seja revestido com uma chapa única de UTEC®, marca comercial do UHMWPE da Braskem, dispensando a necessidade de emendas e ampliando a superfície lisa do revestimento, o que permite melhor aproveitamento da sua propriedade anti-aderente.

Carlos Lollato, gerente global de negócios de UTEC® na Braskem, explica que com a parceria desses dois importantes players, as qualidades já reconhecidas do UTEC® no exterior ganharam mais força para desembarcar no mercado nacional. "Além de reforçar nosso compromisso com tecnologia e inovação, essa iniciativa promove o fortalecimento do parque tecnológico da indústria nacional. Com isso o acesso às tecnologias de ponta é facilitado", destaca Lollato.

Voltado para os setores da economia que transportam grandes volumes a granel, a novidade se aplica perfeitamente aos segmentos de agronegócio, mineração e construção civil. Allan Cury, responsável pelo desenvolvimento do UTEC® no mercado latino americano, explica que as vantagens obtidas com o revestimento fazem toda a diferença para esses setores, pois com ele é possível agilizar o descarregamento e aumentar a produtividade. Outra vantagem que a solução propicia é uma operação mais segura, pois praticamente elimina o risco de tombamento do veículo, além de reduzir o consumo de combustível, já que transporta menos peso morto (resto de produtos). O material também amplia a vida útil da caçamba, reduz o desgaste dos pneus e dispensa a necessidade de equipamentos adicionais para remover resíduos.

Com a parceria, a Rossetti passa a ser a primeira fabricante nacional a oferecer caçambas revestidas direto de fábrica, uma facilidade para os consumidores que podem incluir o revestimento nos processos de financiamento do governo para equipamentos e implementos. Daniel Rossetti, gerente de marketing da companhia, destaca que nem bem iniciou a produção, já computa resultados positivos. "Nossa estimativa é a de que pelo menos 30% das nossas vendas já saiam com esse revestimento, muito bem aceito pelo mercado", destaca. Entre as vantagens, Rossetti aponta a facilidade no escoamento da carga, ampliação da vida útil da caçamba, aumento da produtividade e redução de custos.

Para a Braskem, a parceria com a Rossetti foi fundamental. "O UTEC® tem uma série de aplicações economicamente viáveis no mercado brasileiro, porém desconhecidas pela indústria nacional, e o revestimento para caminhões foi uma importante vitrine para demonstrarmos isso. Com esse acordo esperamos desenvolver esse mercado e aumentar em 20% o consumo de UTEC® no país", finaliza Lollato.


Tecnologia Braskem no mercado mundial

Desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, o UTEC® é um plástico de engenharia que apresenta alto valor agregado. Com excelente propriedade anti-aderente e resistente a fortes impactos, abrasão e baixas temperaturas, o material é capaz de substituir até o aço em determinadas aplicações. Além de proteger a caçamba de caminhão, o UTEC® também é utilizado com vantagens, por exemplo, em defensas marítimas, fibra para proteção anti-balística, equipamentos de esportes de inverno, placas para corte e esteiras de transporte. No final de 2006, a Braskem investiu cerca de R$6 milhões na abertura de uma unidade de desenvolvimento tecnológico de UTEC® no Pólo de Camaçari, Bahia. Este centro possui 900 m2 de área, sete laboratórios de última geração e uma planta piloto.

 

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