SUNDOWN® - Proteção solar sustentável
Sundown® acaba de fechar parceria com a Braskem, líder em resinas termoplásticas na América Latina e terceira produtora petroquímica das Américas. A empresa é detentora da tecnologia de fabricação da Resina Verde, o polietileno sustentável obtido através da cana de açúcar. Assim, Sundown® será a primeira marca de cosméticos no País a iniciar o desenvolvimento de embalagens do chamado PE verde.
Considerado um divisor de águas no mercado de polímeros, pois é elaborado com matérias-primas 100% renováveis, o material tem o mesmo aspecto e propriedades dos plásticos tradicionais no produto final, com a diferença de que é capaz de capturar CO2 da atmosfera, ou seja, uma tonelada de resina verde capta 2,5 t de CO2.
Para a Johnson & Johnson, esta é uma grande iniciativa que pode dar origem a outras tantas. "A empresa possui diversas outras atividades ligadas à responsabilidade ambiental como tratamento de efluentes, controle de resíduos sólidos, etc. No que diz respeito a embalagens, possuímos diversos projetos de utilização de material reciclado pré e pós-consumo, mas realmente a utilização da Resina Verde é uma ação inédita da companhia em todo o mundo", diz Marcelo Scatolini, gerente de grupo de Suncare da Johnson & Johnson.
Scatolini explica que o pioneirismo faz parte de toda a trajetória de Sundown®, por isso a companhia valoriza o fato de inaugurar no setor de cosméticos este tipo de parceria relacionada à Resina Verde. "Sundown® é uma marca que desenvolve produtos para os consumidores curtirem o sol na medida certa. O sol está ligado à alegria, à diversão, a atividades ao ar livre, à natureza, por isso cuidar da sustentabilidade preocupando-se com uma embalagem que reduz as agressões ao meio-ambiente tem tudo a ver com a marca", completa Scatolini.
As primeiras embalagens com o novo material chegam para o verão 2011/2012. Inicialmente, a Linha Regular de Protetores e Bloqueadores e a linha de bronzeadores Sundown® Gold serão as primeiras a serem produzidas com a embalagem de matéria-prima renovável, mas todo o portfólio deve passar a ser feito com a Resina Verde.
"A Johnson & Johnson terá exclusividade no mercado de proteção solar no Brasil e segue avaliando o uso do polietileno verde em outras linhas de produto e em outras regiões do mundo. A Resina Verde veio ampliar a relação de Sundown® com o Sol. Além do produto, agora a embalagem também terá essa relação, já que este material só existe porque o sol dá a energia necessária para o desenvolvimento da cana-de-açúcar", afirma Rui Chammas, diretor do negócio polietileno da Braskem.
O Eteno Verde é produzido a partir da desidratação do etanol da cana-de-açúcar (o mesmo que hoje é utilizado como combustível nos carros flex) e depois polimerizado em polietileno verde, em unidades industriais que serão dedicadas exclusivamente ao produto. Este plástico pode ser utilizado em todas as aplicações onde hoje se utiliza a versão petroquímica, sem qualquer adaptação em máquinas ou processos produtivos.
Tendo vendido mais de 100 milhões de protetores solares no Brasil desde que inaugurou esta categoria no País, em 1984, Sundown® agora vai proporcionar além de proteção imediata dentro e fora da água, fotoestabilidade (proteção prolongada) e proteção balanceada UVA/UVB - combatendo as queimaduras solares e o envelhecimento da pele -, uma embalagem sustentável que balanceia o carbono e utiliza matéria-prima 100% renovável. É a marca mais completa e líder na categoria novamente trazendo inovações para o consumidor.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
