Notícias

Braskem demonstra seus esforços pioneiros em Economia Circular na Feira K

A maior petroquímica brasileira apresentará as suas soluções voltadas ao assunto mais importante do setor

Na edição deste ano da Feira K , a Braskem destaca os seus esforços para desenvolver a Economia Circular na cadeia de plásticos e produtos químicos, algo que a empresa se dedica antes de o conceito ter se popularizado. Desde 2002, a companhia compromete-se com os princípios do desenvolvimento sustentável , por meio da melhoria significativa da sua própria ecoeficiência e do trabalho com fornecedores, clientes e outros públicos para fortalecer a contribuição da cadeia de valor para o desenvolvimento sustentável. Em 2009, a Braskem assumiu um compromisso público para buscar soluções inovadoras e sustentáveis que contribuíssem para reduzir as emissões de CO2. O plástico renovável produzido pela empresa é parte do pioneirismo da petroquímica em direção a economias circulares e de baixo carbono. Cerca de 17 anos após a sua criação, a Braskem possui capacidade anual de produção de 200 mil toneladas de polietileno renovável, ocupando a liderança mundial na produção de biopolímeros. 

"A sustentabilidade sempre esteve no DNA da Braskem. Desde o início pensamos como poderíamos contribuir positivamente com o nosso meio ambiente, tanto em termos sociais quanto ambientais", diz Marco Jansen, Diretor de Economia Circular na Braskem na Europa e Ásia. "Muito antes de a economia circular ganhar o interesse do setor, já focávamos em reciclagem, redução de resíduos e investimentos em resinas renováveis".

Em 2018, a Braskem assumiu um compromisso público que coloca a economia circular no centro da sua estratégia de negócios. A companhia comprometeu-se a trabalhar no desenvolvimento de parcerias para expandir e facilitar a reciclagem e o reuso de plásticos; aumentar seus investimentos no uso e pesquisa de matérias-primas renováveis, tais como o EVA renovável produzido a partir da cana-de-açúcar; engajar consumidores por meio da criação de programas de educação que promovam o consumo consciente; apoiar iniciativas para prevenção do lixo nos mares; e, finalmente, apoiar novos modelos de negócios, novas tecnologias e iniciativas de redução de resíduos, tais como coleta seletiva, separação, reciclagem mecânica e química e sistemas de recuperação.

Novos produtos, possibilidades futuras e engajamento dos consumidores

A Braskem dedica-se initerruptamente ao desenvolvimento de novas tecnologias e produtos alinhados aos objetivos da Economia Circular. Além dos seus produtos renováveis, a Braskem demonstrará, na Feira K, novas soluções em plásticos reciclados, entre eles os seus produtos mistos de resinas renováveis e recicladas e o seu novo solvente de hexano reciclado , em desenvolvimento na América do Sul, América do Norte e Europa. Adicionalmente, a Braskem vem conduzindo testes em sua planta comercial para a conversão da matéria-prima da Reciclagem Química  de resíduos plásticos em novos químicos e plásticos . Os testes devem ser concluídos até o final de 2019. A Companhia irá aumentar os seus investimentos e testes na área de reciclagem química, além de desenvolver novas resinas recicladas e polipropileno renovável e de propor a expansão da sua capacidade de plásticos renováveis, em Triunfo, RS, onde são produzidas as resinas a partir de etanol da cana-de-açúcar.

A Braskem tem se envolvido ativamente com os consumidores para promover uma mudança de mentalidade sobre produtos plásticos com ações na América do Sul e do Norte focadas no desenvolvimento de novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas para melhoria da cadeia de reciclagem e recuperação de materiais, tais como: 

  • SER+, programa que visa aumentar a reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo no Brasil de maneira colaborativa e melhorando as vidas e condições de trabalho de mais de 8,7 mil catadores;
  • Plastianguis, uma parceria com a ANIQ (Asociación Nacional de la Industria Química do México) para a valorização do plástico pós-consumo entre a população local de Nanchital, Veracruz. O programa já envolveu mais de 4 mil pessoas das comunidades do entorno e coletou e recuperou mais de 61 toneladas de resíduos plásticos; 
  • Desde 2013, a Braskem integra o Edukatu, plataforma de ensino online do Instituto Akatu. Com a ferramenta, ao longo de cinco anos, mais de 43 mil professores e alunos da educação primária no Brasil tiveram acesso a informações vitais sobre como exercer o consumo consciente no seu dia-a-dia; 
  • Nos Estados Unidos, a Braskem mantém uma parceria plurianual com os Philadelphia Eagles , equipe de futebol americano vencedora do Super Bowl 2018, para a coleta e reciclagem de tampas de garrafas e outros materiais plásticos usados no estádio Lincoln Financial Field e no centro de treinamento da equipe na Pensilvânia. A parceria inclui ainda um projeto educacional voltado para escolas públicas regionais para promover oportunidades de carreira nas áreas de exatas e tecnologia (STEM). Durante o primeiro ano da parceria, mais de 550 mil tampas foram recicladas e 3 mil alunos participaram do projeto.

A petroquímica entende ainda que o desafio da Economia Circular não pode ser superado sozinho. É por isso que a Braskem apoia diversas organizações de negócios, como a Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos e a Operação Clean Sweep, visando fortalecer o esforço conjunto de desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis baseadas no plástico. A aliança é uma organização sem fins lucrativos que abrange toda a cadeia de valor do plástico: empresas que fabricam, utilizam, comercializam, processam, coletam e reciclam plásticos. Já a Operação Clean Sweep é uma iniciativa internacional do setor de plásticos para redução da quantidade de pellets plásticos perdidos no meio ambiente. Ao juntar-se ao programa, a Braskem comprometeu-se a aderir às melhores práticas para controle de pellets em todas as regiões onde atua. 

Reconhecimento em Desenvolvimento Sustentável

Por meio destas e de outras iniciativas criadas para promover uma indústria mais sustentável, a liderança da Braskem em desenvolvimento sustentável tem sido reconhecida por diversos terceiros especializados na área. Nesse sentido, a Braskem integra a lista de Empresas LEAD do Pacto Global das Nações Unidas (2012-2019), um seleto grupo de companhias líderes na aplicação dos princípios universais do Pacto Global da ONU em seus negócios. Em 2019, a Braskem passou a integrar a "Lista A" (CDP Climate, CDP Water e CDP Supply Chain), tornando-se uma das 16 empresas - entre 7 mil participantes - a integrar, ao mesmo tempo, os índices de Clima e de Água. A Braskem ainda foi selecionada para o Anuário RobecoSAM pelo 6º ano consecutivo (2014-2019) como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, e certificada pela Plataforma Ecovadis (2016-2018), uma prestadora internacional de sistemas de monitoramento de fornecedores que avalia práticas ambientais, sociais, de governança e conformidade adotadas por empresas em suas operações e gestão de fornecedores.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 
Fernando Rubino (55 11) 3643-2991 - fernando.rubino@cdn.com.br
Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br
Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br  

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter