Braskem e Antilhas fornecem embalagem stand-up-pouch monomaterial para o relançamento do Ritto Mãe Terra
Com essa parceria, Mãe Terra é a primeira marca a utilizar o produto no mercado alimentício. Além disso, empresas lançam campanha para o consumidor focada na economia circular

A Braskem e a Antilhas, empresa brasileira e reconhecida no mercado por suas inovações em embalagens, passam a fornecer a embalagem stand up pouch (SUP) monomaterial, lançada ao mercado em 2019 , à Mãe Terra. O novo produto, feito 100% em polietileno, sem laminação e que traz características sustentáveis e ciclo circulares, será utilizado pela primeira vez no setor alimentício para embalar a nova linha de arrozes especiais Ritto.
Como o nome sugere, as embalagens monomateriais são produzidas a partir de uma única matéria-prima, característica que garante alto índice de reciclabilidade por não possuir mistura de materiais na formulação do produto. Além disso, sua reciclagem gera uma resina reciclada pós-consumo de maior qualidade e com uma gama maior de possibilidades de aplicação.
De acordo com Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem, a iniciativa é reflexo do empenho da companhia com o estímulo do ciclo sustentável na cadeia plástica. "Temos um compromisso público com a economia circular de carbono neutro e entre nossas premissas está o trabalho com parceiros na concepção de produtos que ampliem a eficiência da reciclagem e o retorno do produto à cadeia. Temos muito orgulho da trajetória construída em parceria com a Antilhas. Nossos times de Pesquisa & Desenvolvimento conseguiram desenvolver uma solução monomaterial que atende às necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, endereça a questão da reciclagem", afirma.
A produção das embalagens foi realizada com a tecnologia EB (Electron Beam), processo inovador de impressão externa por cura com feixe de elétrons patenteado com exclusividade pela Antilhas. Essa tecnologia garante qualidade de impressão superior, com o mesmo brilho de material laminado e possibilidade de acabamentos externos com apelo sensorial. Além disso, a tecnologia permite benefícios adicionais no processo operacional: redução de até 50% no consumo de energia elétrica, sem perder a qualidade de cor e brilho do material final; e redução de até 95% dos compostos orgânicos voláteis, fator que reduz a emissão de gases causadores do efeito estufa.
"A inovação e compromisso com o meio ambiente são dois pilares que fazem parte do nosso DNA. A embalagem stand up pouch 100% PE, desenvolvida em parceria com a Braskem, é fruto de muita pesquisa e dedicação que resultaram no desenvolvimento da impressão em EB e em um produto sem a necessidade de laminação. O lançamento do Ritto, em conjunto com a Mãe Terra, é a confirmação que nossos esforços valeram a pena", comenta Rodrigo Massini, gerente executivo da Antilhas.
Para Isis Bialoskorski, gerente de marketing da Mãe Terra, o projeto em parceria com a Braskem e a Antilhas é mais uma das formas que a empresa mostra o seu comprometimento com a sustentabilidade e a sociedade. "Há 40 anos, temos um compromisso com o bem estar social e ambiental, privilegiando pequenos produtores e ingredientes nativos e orgânicos do nosso Brasil. Mas, nossa missão não para por aí, também buscamos soluções de embalagens que reforcem um ciclo positivo de economia. Por isso, temos diversas iniciativas para a melhoria das nossas embalagens, sendo o Ritto arrozes especiais, a mais nova delas que nos enche de orgulho, por ser o primeiro produto da marca que conta com uma cadeia circular para os resíduos", comenta a executiva.
A embalagem stand up pouch monomaterial pode ser utilizada em aplicações de diferentes setores como cosméticos, alimentício e home & personal care. Além disso, a solução também contribui para garantir e manter as características, qualidade e proteção do produto.
Resíduos que viram prêmios
A
Molécoola
, programa de fidelidade ambiental acelerado pelo Braskem Labs em 2020, foi convidada pelas empresas para apoiar o processo de circularidade real e na prática para a solução. Por meio da iniciativa, o participante ganha pontos na troca de resíduos pós-consumo podendo convertê-los em produtos das marcas parceiras, inclusive da própria Mãe Terra. Para engajar o consumidor na ação, a Mãe Terra impulsionará a pontuação do programa.
Ao final do processo, todas as embalagens serão devolvidas à Braskem, que ficará responsável pela reciclagem e retorno do resíduo à cadeia produtiva. "A economia circular depende da ação de cada um dos elos da cadeia de produção e consumo, desde a indústria até o consumidor. E o incentivo a ações que considerem o ciclo completo dos produtos faz parte do nosso compromisso", explica Bartilotti.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem destaca seus avanços durante a Feira K 2025

Braskem participa da Expo 2025 no Japão

Braskem lança o Programa de Estágio 2026. Saiba mais

Braskem registra EBITDA recorrente de US$ 74 milhões no 2T25, 67% inferior ao do 1T25

Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global

Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
