Braskem

Notícias

Braskem Idesa e Advario anunciam parceria para construir o Terminal Químico Puerto México em Veracruz

Investimento aproximado é de US$ 400 milhões de dólares

A Braskem Idesa (BI) anuncia a assinatura de um acordo que tem por objeto o investimento conjunto para a construção e operação de um terminal de importação de etano em Veracruz, México Terminal Química Puerto México (TQPM) com participação da Advario na empresa de 50%.

Com investimento estimado de US$ 400 milhões, o projeto tem previsão de início de construção em julho de 2022 e conclusão até o final de 2024. As obras serão realizadas no estado de Veracruz nos municípios de Coatzacoalcos e Nanchital em um terreno em a parte norte da lagoa de Pajaritos com uma área de 10 hectares e ligada ao complexo BI através de uma conduta de 11 quilómetros. Também será construído um novo cais na lagoa de Pajaritos com área exclusiva para operações com etano criogênico. Esta obra é um importante projeto de infraestrutura que faz parte do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec, uma importante iniciativa do Governo do México.

A Advario é a divisão holandesa da empresa alemã Oiltanking, especializada na construção, financiamento e operação de terminais portuários com foco em infraestrutura, logística para armazenamento de produtos líquidos a granel, incluindo gases criogênicos, hidrocarbonetos e petroquímicos. A empresa possui um portfólio de empresas de terminais de armazenamento que opera nos cinco continentes em 21 países, incluindo o México. A empresa tem uma forte orientação para o cliente e oferece uma infraestrutura sob medida para cada projeto. Foca em serviços seguros, eficientes e confiáveis ??na construção e operação de suas instalações.

"Com esta associação, o BI trabalhará com uma das empresas mais conceituadas do setor, que agregará tecnologia, conhecimento e segurança nas operações de TQPM. Estamos muito satisfeitos com o anúncio da parceria", comentou Stefan Lepecki, CEO da Braskem Idesa.

Bas Verkooijen, CEO da Advario, comentou sobre a parceria com o BI que "A Advario tem orgulho de fazer parceria com a Braskem Idesa neste projeto. O desenvolvimento do Terminal Químico do Porto do México é outro exemplo importante do compromisso da Advario em fazer parceria com líderes do setor e focar em oportunidades de crescimento em produtos químicos, gases e novas energias. Estamos ansiosos para uma colaboração longa e bem-sucedida e trazer nossa profunda experiência para este projeto emocionante."

A Braskem Idesa destaca o valor agregado que a Advario traz como parceira para garantir o sucesso deste projeto de classe mundial com sua vasta experiência. O terminal de importação de etano complementará o fornecimento de hidrocarbonetos no México e fornecerá o etano adicional necessário à Braskem Idesa para operar a plena capacidade, aumentando assim a disponibilidade de gás e a competitividade de toda a indústria petroquímica e de plásticos mexicana.

O TQPM é um projeto greenfield, pois tudo será instalado em uma área onde não há infraestrutura disponível e impactará positivamente a cidade de Coatzacoalcos e Nanchital na geração de empregos, contratação de fornecedores e criação de nova infraestrutura logística para a região e o estado. Veracruz. A expectativa é gerar cerca de 2.000 empregos durante sua construção, enquanto a maior disponibilidade de etano sustentará outras cadeias produtivas importantes para a indústria petroquímica do país.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 

braskem@cdn.com.br    

(11) 3643-2906

(11) 3643-2919

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter