Braskem

Notícias

Braskem Labs anuncia vinte startups selecionadas para sua oitava edição; duas são chilenas

Programa já acelerou mais de 110 empresas, sendo que 30% fizeram alguma parceria de negócio com a Braskem ou co-sponsors

A Braskem acaba de anunciar as 20 startups selecionadas para a oitava edição do programa de inovação aberta Braskem Labs, nas modalidades Ignition e Scale. As características comuns entre os negócios que serão acelerados são o seu comprometimento com a sustentabilidade e o propósito de gerar impacto positivo à sociedade a partir da química e do plástico - critério já solidificado no DNA do programa, mas que na edição de 2022 traz a participação de duas startups chilenas e o foco em soluções direcionadas ao desafio das mudanças climáticas.

Na estratégia da Braskem de expandir o programa, o Chile foi escolhido pela importância de seu ecossistema de inovação na América Latina. "Quando o objetivo é gerar inovação, buscar soluções de impacto ambiental e social positivo e ampliar nossas conexões, queremos ultrapassar as fronteiras", afirma Karla Censi, gerente de soluções sustentáveis na Braskem e responsável pelo Braskem Labs.

Nesse ano, as atividades serão realizadas em formato híbrido, sendo majoritariamente remoto e com três encontros presenciais. Além disso, contarão, mais uma vez, com a participação de co-sponsors parceiros da Braskem O programa é estruturado em duas frentes: 10 projetos que irão participar do Braskem Labs Ignition, focado em startups ainda em fase de validação e refinamento de modelo de negócio; e 10 do Braskem Labs Scale, que oferece suporte para negócios em fase de tração ou escala, impulsionando seu crescimento. A iniciativa conta com a parceria do Quintessa, aceleradora de impacto que está presente em todas as etapas, desde a seleção dos participantes até a apresentação no Demoday, evento que acontece ao final de cada uma das edições.

O Braskem Labs terá início em 13 de junho, em um evento de kick-off, e terá duração aproximada de 5 meses, contando com mais de 15 encontros em grupo e mais de 15 horas de apoio individual. Essas dinâmicas envolvem capacitação e aplicação de ferramentas em uma metodologia própria customizada para cada programa, apoio personalizado por meio de      acompanhamento individual e mentoria de executivos da Braskem e co-sponsors, além do acesso e conexão à diversa rede do Quintessa, da Braskem e dos parceiros estratégicos.

Já no quarto ano em parceria na realização dos programas, Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa, conta: "A cada ano nos direcionamos a partir do foco das áreas e metas de sustentabilidade, para garantir que as startups selecionadas, além de gerarem impacto positivo, também tenham potencial de sinergia de negócio com a Braskem. Neste ano, 30% das soluções selecionadas para a aceleração do Labs são voltadas para mudanças climáticas, 25% para economia circular e 15% para biotecnologia. Além disso, outros setores são foco, como embalagem, química sustentável, agronegócio e infraestrutura e construção civil".

"Entendemos que o caminho de mudança passa também por esse processo de inovação e colaboração. As conexões geradas pelo Braskem Labs impactam positivamente na sociedade e meio ambiente. Como as ações não terminam no Labs, as conexões dão continuidade ao impacto positivo. Em nossa visão, não existe inovação sem sustentabilidade, e por isso o Braskem Labs conecta pessoas que buscam um objetivo comum: transformar o mundo num lugar mais sustentável", explica Karla Censi.

Desde 2015, quando foi criado, mais de 110 startups foram aceleradas pelas duas modalidades do Labs (Scale e Ignition) e cerca de 30% fizeram alguma parceria de negócio com a companhia ou algum dos co-sponsors. No ano passado, 45% das soluções aceleradas pelo Braskem Labs foram voltadas para economia circular e mais 15 parcerias estão em negociação.

O modelo de atuação do Braskem Labs é inteiramente equity free, ou seja, as empresas apoiadoras não se tornam sócias das startups ao final, o que reforça o posicionamento do programa em prol do ecossistema e dos empreendedores.

Confira as empresas selecionadas para participar do Braskem Labs 2022:

Braskem Labs Ignition

Startup

Descrição

Bioreset

Utilização de resíduos industriais e agrícolas para desenvolver polímero totalmente orgânico.

P-Last

Transformação de plásticos de uso único em plásticos biodegradáveis a partir de uma bactéria do cerrado.

Reactor Model

Software de formulação de composições, que faz o uso de Inteligência Artificial e modelos avançados.

Astana Química

Solução natural para limpeza de máquinas industriais.

Luft Shoes

Fabricação de calçados infantis com materiais e embalagens recicladas e/ou recicláveis.

Água Camelo

Mochila plástica capaz de filtrar instantaneamente a água de qualquer local para ser consumida por pessoas com pouco acesso a água potável.

Nauco

Solução para limpeza de plásticos nos rios por meio de uma tecnologia de cortina de nanobolhas.

Jasmmin

Projetos para desenvolvimento de materiais de construção com base em rejeitos e resíduos.

Forest Watch

Acompanhamento por solo e por satélite de ações de reflorestamento, realizando coleta de dados no campo e transformação em dados ESG seguros.

Recicli

Sistema DeCARB de captura de CO2 em fábricas, com recuperação pura do gás.

 

Braskem Labs Scale

Startup

Descrição

GreenAnt

Auxilia os tomadores de decisão a ter visibilidade e insights para gestão inteligente de energia elétrica - desde contratos no mercado livre a detecção de anomalias.

Doroth

Monitora e quantifica microrganismos de interesse do agro através de ferramentas de biotecnologia para que o agricultor seja mais preciso no manejo de sua fazenda.

TRC Sustentável

Desenvolve e comercializa projetos e serviços que reduzem significativamente os gastos com água. Entre eles, o Projeto de Gestão da Água (PGA) que consiste na aplicação de dispositivos que evitam desperdícios e geram economia no bolso do cliente.

Krilltech Nanotecnologia Agro

Desenvolve soluções baseadas em nanotecnologia para aumentar a produtividade, qualidade e resistência das culturas agrícolas.

Aterra

Cria redes de negócios inovadores circulares para a gestão e destinação dos resíduos, favorecendo a sustentabilidade e a geração de benefícios econômicos.

Destine Já

Plataforma web de gestão ambiental que integra logística reversa, economia circular, mix de soluções ambientais, digitalização e rastreabilidade da destinação de resíduos em nuvem e indicadores ESG.

Telite

Produz telhas com base em plástico reciclado e possui um programa de logística reversa no qual os usuários recebem dinheiro pelo fornecimento de embalagens recicladas.

Insecta Shoes

Utiliza materiais reciclados na produção de produtos veganos e sustentáveis e viabilização do fim de ciclo para os clientes.

Linus

Desenvolve sandálias de PVC ecológico expandido, levando sustentabilidade de uma forma prática e acessível ao dia a dia das pessoas.

Solubag

Desenvolve embalagens plásticas solúveis e biodegradáveis, que não contém plástico ou micro plástico.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 

braskem@cdn.com.br    

(11) 3643-2906

(11) 3643-2919

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter