Parceria entre Braskem e ComBio impulsiona competitividade e descarbonização com projeto de eletrificação em Paulínia
Nova caldeira elétrica movida a energia renovável reduz custos e avança na estratégia de descarbonização da Braskem

A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico, anuncia um projeto em sua unidade industrial de Paulínia (SP) voltado para ampliar a competitividade e reduzir custos operacionais. Desenvolvida em parceria com a ComBio , empresa brasileira de fornecimento de energia térmica renovável para a indústria a partir de biomassa e energia elétrica renovável, a iniciativa prevê a instalação de uma caldeira alimentada por energia elétrica renovável, que substituirá parte do vapor consumido pela unidade, atualmente produzido por meio de combustíveis fósseis - uma solu ção mais renovável, eficiente e economicamente vantajosa.
Com capacidade de 12 t/h de produção de vapor, o projeto representa um avanço tecnológico relevante para o setor petroquímico. A mudança permitirá reduzir o consumo de fontes fósseis de maior custo, trazendo maior previsibilidade e mais competitividade, além de reduzir cerca de 65% das emissões de CO ² e - escopos 1 e 2 - da unidade PP 3 PLN, contribuindo para a meta da Braskem de reduzir em 15% suas emiss ões de carbono até 2030.
Segundo Gustavo Checcucci , Diretor de Energia e Descarbonização Industrial, a iniciativa reflete a visão estratégica da companhia: "Este projeto representa mais um importante passo para aumentar a eficiência e reduzir os custos em nossas operações, ao mesmo tempo em que avançamos na construção de um modelo produtivo mais sustentável. Com ele, reafirmamos nosso compromisso de avançar com a transição para uma indústria de baixo carbono, ao mesmo tempo em que impulsionamos ganhos de produtividade e competitividade em nossas operações."
A parceria com a ComBio foi estruturada em um contrato de 15 anos, que contempla aquisição, implantação e manutenção dos ativos. A Braskem será responsável pela operação, enquanto a ComBio atuará como parceira técnica e comercial para garantir a performance dos equipamentos. O projeto marca a estreia da empresa no setor petroquímico, em parceria com a líder de mercado na produção de biopolímeros em escala industrial.
O feito também consolida a implementação da primeira caldeira elétrica da história da ComBio e uma das primeiras no Brasil desde a última onda de caldeiras elétricas, que foi nos anos 80. "Essa parceria com a Braskem reforça nosso propósito de viabilizar soluções que unem sustentabilidade, competitividade e segurança energética para a indústria, seja com energia elétrica renovável, seja com biomassa. Ao implementar nossa primeira caldeira elétrica em um cliente do porte da Braskem, mostramos que é possível reduzir custos e emissões ao mesmo tempo, acelerando a transição energética no setor químico e petroquímico brasileiro", afirma Gustavo Marchezin , diretor comercial da ComBio .
Atualmente em fase de licenciamento e implantação, a caldeira tem previsão de início de operação no segundo semestre de 2026. A iniciativa reforça o posicionamento da Braskem como agente ativo na construção de uma indústria de baixo carbono, ao mesmo tempo em que representa um passo estratégico para a ComBio , que amplia sua atuação para o setor petroquímico e consolida sua referência em inovação e soluções de energia térmica renovável para a indústria brasileira.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Parceria entre Braskem e ComBio impulsiona competitividade e descarbonização com projeto de eletrificação em Paulínia
Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 818 milhões no 3T25, alta de 91% frente ao 2T25
Braskem coleta mais de 6 toneladas de resíduos nas ações globais do WeCare 2025
Projeto Vesta, da Braskem, é selecionado para o Prêmio SB COP Awards e será apresentado na COP30
Braskem aprova investimento para ampliar produção de eteno e polietileno na unidade do Rio de Janeiro
Braskem na COP30: indústria como parte da solução
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe

Braskem Global
Braskem Idesa
Braskem USA
Braskem Europe