bar
Contato

MASP

A Braskem é patrocinadora do Museu de arte de São Paulo  (MASP), com foco nas ações de sustentabilidade do museu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Por meio do apoio da Braskem, o MASP, localizado na avenida Paulista e um dos museus mais importantes da cidade de São Paulo, evoluiu sua gestão de resíduos.

Como parte de aperfeiçoamento do processo, os funcionários do museu passaram por treinamentos, foi criado um manual de gestão de resíduos e foram instaladas lixeiras para materiais recicláveis em toda área aberta ao público e interna para os colaboradores.

A MUSA  é a empresa que realiza o trabalho de gestão de resíduos do MASP.

Saiba mais sobre a parceria nesse link .

Consumo consciente e descarte correto no MASP

A parceria é mais um esforço da Braskem para promover a eliminação dos resíduos plásticos, conscientizando as pessoas sobre a importância da reciclagem e de atitudes diárias de cada um na construção de um futuro mais sustentável. 

Conheça outros patrocínios da Braskem

Saiba o que estamos fazendo para eliminar resíduos plásticos 

Resultados da parceria entre MASP e Braskem para promover a reciclagem

Desde o inicio da parceria, foram retiradas mais de 56 toneladas de resíduos do museu. 
Deste total, 8,6 toneladas eram restos de alimentos que foram transformados em adubo orgânico. 
Mais de 24 toneladas de material reciclável foram encaminhadas para cooperativas e destinadas para a reciclagem, para se tornarem matéria prima novamente.

O plástico triado é enviado para a cooperativa Crescer.

Outras 23 toneladas de resíduos não recicláveis foram incineradas e transformadas em combustível energético. 

Nesse link da página da MUSA, gestora de resíduos do MASP, você encontra os números atualizados.

 

Gestão de inventário de gases de efeito estufa

A parceria também possibilita que o MASP publique, pelo terceiro ano consecutivo, seu inventário de gases de efeito estufa - o GHG Protocol. Com isso, a instituição, além de ser um dos museus mais visitados e conhecidos do Brasil, se tornou o primeiro museu do país a realizar esse inventário, que visa entender, quantificar e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa. O MASP ainda realiza uma auditoria externa de seu inventário, o que possibilita ao museu receber o selo Ouro, certificação mais alta do programa.

A realização do inventário faz com que o museu possa tomar decisões embasadas em relação a ações que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. A realização de exposições nacionais, por exemplo, e a redução de viagens a negócios, diminuem a pegada de carbono da instituição. A decisão pela troca e diminuição da quantidade de aparelhos de ar-condicionado foi tomada a partir dos resultados do inventário e representam diminuição na emissão de gases do MASP.