
Braskem no Rock in Rio
A Braskem esteve mais uma vez presente no maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, com uma grande ação voltada à economia circular, dessa vez como patrocinadora oficial do evento. Nesta edição realizada no Rio de Janeiro no início de setembro, o objetivo foi incentivar o público a descartar corretamente os resíduos plásticos, reforçando o compromisso da Braskem com o desenvolvimento sustentável e a economia circular. Para colocar a iniciativa em prática a Braskem contou com a parceria do Rock in Rio e das marcas Natura, Heineken®, Coca-Cola, DORITOS® e KITKAT®.
Os copos plásticos da Heineken® e da Coca-Cola e as embalagens de DORITOS® e KITKAT® descartados durante o evento serão reciclados pela Braskem para então serem transformados em novas embalagens de produtos da Natura.
Com o mote "Transformar o plástico dá Rock", os participantes eram incentivados, por meio de estações de coleta de resíduos plásticos, a trocar itens recicláveis, como copos plásticos, embalagens de salgadinhos e de chocolates, por pontos que valiam brindes. A dinâmica funcionou como um sistema de incentivo que gera pontos àqueles que levavam resíduos plásticos às estações de coleta. Os pontos podiam ser trocados por produtos relacionados à uma boa experiência no festival, tais como: protetores para cabos de celulares, bolsas, Lazy Bags (pequenas camas infláveis portáteis) e até ingresso para outro dia do evento.
Ao todo, foram coletados cerca 870 mil embalagens ao longo dos sete dias de Rock in Rio.
"Esse projeto está diretamente relacionado com as metas que a Braskem assumiu em prol da economia circular, especialmente no que tange à eliminação dos resíduos plásticos", destaca Ana Laura Sivieri, diretora de marketing e comunicação da Braskem. "Faz parte do nosso compromisso conscientizar a sociedade sobre o uso e descarte consciente de resíduos plásticos e engajar todos na prática circular, que é essencialmente coletiva", completa.
Por um mundo melhor
O Rock in Rio tem como parte de sua trajetória o projeto de um mundo melhor e, para isso, conta com metas de sustentabilidade a serem atingidas até 2030, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Entre as metas está a de tornar-se lixo zero em todas as edições, sem destinação de resíduos para aterros.