Inovação em filme stretch com conteúdo reciclado

A Braskem e a fabricante de máquinas SML uniram forças para colocar no mercado uma inovação que garante maior uso de matérias-primas recicladas.

Com a tecnologia de processamento da SML e resina reciclada pós-consumo (PCR) da Braskem, as empresas produziram pela primeira vez um filme stretch com conteúdo reciclado,alto desempenho e qualidade. A demonstração dessa inovação foi feita ao vivo na Feira K 2022, na maior máquina exposta no evento.

O uso de material reciclado pós-consumo nesse tipo de filme representa uma contribuição importante para a economia circular, uma vez que economiza recursos e minimiza resíduos. Os filmes stretch atendem às exigências do mercado, com o conteúdo PCR exigido por brand owners e prescrito nas legislações aplicáveis.

"O filme de stretch desenvolvido em parceria com a SML mostra como a Braskem já conseguiu elevar a qualidade da resina PCR e o que já se mostra viável hoje. Ao combinar um produto Wenew com o portfólio da Braskem, podemos obter um filme com qualidade extremamente alta, o que ajuda a criar perspectivas totalmente novas para o uso de materiais reciclados em uma grande variedade de aplicações", diz Carlos André Silva, engenheiro de aplicação da Braskem.

De acordo com Thomas Rauscher, gerente de produtos de filme stretch na SML, no  início deste projeto, parecia quase impossível encontrar uma solução sustentável e econômica, especialmente se tratando de produtos com espessura reduzida. "Após dois anos de uma colaboração muito próxima, agora podemos oferecer ao mercado uma solução para a demanda de resina PCR na produção de filme stretch que certamente agradará aos usuários finais", afirma. "Trata-se de uma resposta satisfatória tanto em termos de matéria-prima quanto de produção", completa.

Outras Notícias

Ver mais notícias