
Mass balance: conheça o método que permite ampliar a oferta de produtos mais sustentáveis
A eliminação dos resíduos plásticos e o combate às mudanças climáticas são dois grandes desafios globais e estão entre os principais compromissos da Braskem na direção do desenvolvimento sustentável.
Para avançar nestas pautas, a Braskem vem dedicando esforços em diversas frentes, grande parte delas consolidadas em uma expansão de seu portfólio global sustentável tanto em resinas quanto em químicos, com ampla gama de aplicações em todos os setores da economia.
"Queremos continuar atendendo às demandas do mercado e tornando a vida das pessoas melhor por meio de um portfólio de soluções cada vez mais sustentável. O método mass balance, ou balanço de massa, em português, colabora de forma importante para que possamos avançar neste sentido, de forma certificada e segura, fortalecendo a economia circular", explica Pier Pesce, gerente de desenvolvimento de negócios para Economia Circular na América do Sul.
O que é mass balance?
A aplicação do método conhecido como mass balance permite acompanhar a quantidade e as características de sustentabilidade de materiais renováveis ou circulares que, associados a matérias-primas fósseis, durante o processo produtivo, resultam em soluções de alta qualidade e performance.
O método ainda possibilita alocar a quantidade de matéria-prima sustentável a partir de um processo predefinido, comprovando o seu menor impacto ambiental.
"Estamos falando de um coprocessamento de matérias-primas, sem que seja necessário separar os insumos durante a produção e com a manutenção das mesmas características dos produtos desenvolvidos exclusivamente com matérias-primas fósseis, ou seja, dos produtos de origem convencional, com alto desempenho", ressalta Pier.
"Isso abre muitas perspectivas para o uso de matéria-prima circular ou renovável, além de criar condições para que marcas possam comunicar seus atributos sustentáveis, gerando mais demanda, o que por sua vez é fundamental para que a economia circular continue expandindo", completa.
Na Braskem, as unidades têm como base o processo certificado pela ISCC Plus (Certificação Internacional em Sustentabilidade e Carbono) para utilização de matérias-primas renováveis ou circulares, garantindo a confiabilidade e transparência do balanço de massa.
Produtos circulares: a reciclagem química e o conceito de mass balance
A reciclagem é uma peça-chave na transição para economia circular e há duas modalidades principais nas quais a Braskem vem investindo: a reciclagem mecânica, a principal forma como se recicla resíduos atualmente, e a reciclagem química, processo que amplia as possibilidades de reciclar resíduos plásticos mais complexos e difíceis de endereçar via reciclagem mecânica.
Na reciclagem química, as propriedades físico-químicas dos resíduos são alteradas por meio da utilização do calor, que faz a quebra das moléculas de plástico pós-consumo, dando origem a matérias-primas recicladas como o óleo de pirólise, também conhecido como óleo circular.
"O balanço de massa é essencial para assegurar que este óleo, que é resultado do processo de reciclagem química de plásticos, possa ser utilizado na fabricação de novos produtos químicos circulares", explica Pier.
Para disponibilizar ao mercado uma oferta crescente de produtos com conteúdo reciclado, a Braskem vem ampliando continuamente o seu acesso à matéria-prima circular proveniente do processo de reciclagem química.
Nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente, contamos com parcerias como a firmada em 2022 com a Nexus Circular , em 2023 com a Vitol , no mesmo ano, e, mais recentemente, no início de 2024, com a Shell que, além de fornecer para a Braskem propeno bio-circular, também passou a fornecer propeno bio-atribuído (produzido a partir de fontes renováveis).
Além disso, a Braskem está atuando no desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para reciclagem química , cujo diferencial é a utilização de um catalisador exclusivo que faz com que haja o gerenciamento eficiente de calor durante a produção da matéria-prima circular, reduzindo a necessidade de fontes de energia externa e, consequentemente, as emissões de CO2, o que tornará o processo como um todo ainda mais sustentável.
Produtos bio-atribuídos: fontes renováveis e o conceito de mass balance
No campo das matérias-primas renováveis também há avanços e parcerias.
Em 2023, a Braskem firmou uma parceria com a Indorama Ventures IOD - Oxiteno para fornecimento de eteno bio-circular. Trata-se do primeiro produto químico bio-atribuído da Braskem, ou seja, eteno produzido pelo coprocessamento de fonte renovável e fonte fóssil, a partir do conceito do balanço de massa. O eteno bio-atribuído da Braskem será utilizado pela Oxiteno para criar novas soluções sustentáveis.
A parceria entre a Braskem e a Oxiteno representa um avanço inédito na indústria química brasileira e está alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável de ambas as empresas. "A expectativa é que essa iniciativa defina novos caminhos no nosso setor", destaca Marlisa Reche, diretora de Negócios Químicos - Olefinas e Aromáticos da Braskem.
Nos Estados Unidos, a parceria entre Braskem e Shell, mencionada anteriormente, também envolve o fornecimento de propeno bio-atribuído, assegurando a crescente disponibilidade de resinas sustentáveis no portfólio global da Braskem.
Conheça o método de mass balance:
Para conhecer mais sobre os compromissos da Braskem voltados ao desenvolvimento sustentável, clique aqui .