Wenew: no aniversário do ecossistema, conheça os nossos avanços para um futuro mais circular e sustentável

*Por Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul

Nosso ecossistema de circularidade, Wenew, está completando um ano. Para mim, celebrar esse momento tem um gostinho especial, pois trabalho há mais de uma década na Braskem e parte importante desse período é liderando a área de Economia Circular da empresa.

Esse primeiro ano de Wenew representa um ciclo importante de evolução em nossa estratégia de economia circular, mas está longe de ser o início dessa história. A transição para o modelo circular tem ganhado força globalmente, impulsionado também pela transformação da indústria e da sociedade. Com essa percepção, há anos a Braskem identificou oportunidades e passou a investir intensamente em iniciativas e soluções de circularidade em diversas frentes.

Com um portfólio completo de iniciativas e uma meta ambiciosa de eliminação de resíduos plásticos, demos um passo adiante e criamos Wenew.

Wenew e seus pilares de atuação

Wenew é o ecossistema de economia circular da Braskem que conecta produtos, iniciativas de educação, tecnologias e design circular em um sistema mais robusto e completo, envolvendo desde a indústria (com nossos clientes, parceiros e toda a cadeia) até a sociedade (engajando as pessoas no entendimento de que cada um tem responsabilidade nessa missão).

Organizamos esse ecossistema em pilares para atender as diferentes demandas do setor e do mercado. No pilar soluções, que leva o mesmo nome do ecossistema - Wenew, nos dedicamos a aprimorar e produzir químicos e resinas com conteúdo reciclado. 

Já no pilar de iniciativas, chamado Wemove , reunimos iniciativas para incentivar a sociedade e o setor a participarem dessa jornada circular. É aqui que desenvolvemos ações de educação para o consumo consciente e o descarte adequado de resíduos, novas tecnologias com potencial de impacto para a recuperação de resíduos plásticos, e design circular, que ajuda a repensar os produtos desde sua concepção.

 

Produtos circulares e portfólio sustentável

É aqui que entram nossas soluções circulares, pensadas para fazerem parte dos produtos que todos já consomem diariamente. São resinas e químicos produzidos a partir de resíduos reciclados e pensados para atender as necessidades do mercado, principalmente de nossos clientes e parceiros.

Atualmente, nosso portfólio global conta com mais de 50 grades de soluções sustentáveis. Em 2023, lançamos compostos de PVC, produzidos a partir de matéria-prima reciclada, e o EVA com conteúdo reciclado, que já está disponível ao mercado. Além disso, também contamos com opções de químicos circulares, que estão em constante expansão para o desenvolvimento de produtos com cada vez mais qualidade e diversidade de aplicação. Convido vocês a conhecerem mais sobre os nossos produtos aqui: https://www.braskem.com/wenew/nossos-produtos .

Parcerias para desenvolver o processo produtivo

Nossa estratégia de transição para uma economia circular está fortemente pautada em soluções de reciclagem mecânica e química. Parte desta estratégia contribui para avançar em nossa meta de eliminação de 1,5 milhão de toneladas de resíduos do meio ambiente e ampliação de produção e comercialização de produtos com conteúdo reciclado para 1 milhão de toneladas até 2030.  

Para isso, é fundamental investir em parcerias, inovações e novas tecnologias nessas frentes. Temos seguido essa receita e já colhemos resultados positivos com esses investimentos. Conheça algumas delas:

  • Wise Plásticos S.A.: em 2022, adquirimos 61,1% do capital social da empresa - um dos principais players brasileiros em reciclagem mecânica. Com essa aquisição, pretendemos investir para que a Wise atinja 50 mil toneladas de capacidade produtiva até 2026, contribuindo muito para os nossos compromissos de promover e potencializar a reciclagem no Brasil.
  • Upsyde: a joint venture entre a Braskem e a Terra Circular deu origem à Upsyde, focada na conversão de plásticos difíceis de reciclar em produtos de maior qualidade e valor, como paletes e placas rodoviárias. Uma inovação disruptiva que usou a tecnologia proprietária "waste-to-parts", preenchendo um gap no mercado e com resultados muito promissores.
  • Vitol: em 2023, a Braskem anunciou a aquisição de matéria-prima derivada de resíduos plásticos da Vitol, produzida pela empresa WPU - Waste Plastic Upcycling A/S, na Dinamarca, para aumentar seu portfólio de produtos circulares. Essa iniciativa vai contribuir para o nosso compromisso por meio da expansão do nosso portfólio de produtos com conteúdo reciclado.

Além disso, quando colocado em prática, o projeto vai trazer importantes avanços tecnológicos na reciclagem química, o que vai impactar positivamente a meta da Braskem com a eliminação de resíduos plásticos, já que, com a reciclagem química, é possível reciclar plásticos mais complexos de endereçar via reciclagem mecânica.

Avanços
Design Circular

Você sabia que 80% do impacto de uma embalagem é decidido na etapa de concepção e design do produto? Por isso, repensar o design de produtos e embalagens é essencial para responder aos desafios da economia circular.

Precisamos inovar nos processos de produção atuais para que todos os elos da cadeia se envolvam e tornem essa operação escalável. Um bom exemplo é o projeto de embalagem desenvolvido para a marca Organosolví, que falei recentemente aqui .

Ela foi produzida com resina reciclada pós-consumo (PCR) do nosso portfólio Wenew. O Cazoolo, nosso lab de embalagens circulares, e a Antilhas, fabricante de embalagens, foram responsáveis pelo projeto e fabricação, respectivamente. A parceria neste trabalho resultou na criação de uma embalagem 100% circular, capaz de gerar impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade. O produto já está disponível para o consumidor.

 

Educação: iniciativas ambientais

Gerar impacto social com reciclagem também é um dos nossos objetivos. Por isso, promovemos ações de incentivo ao consumo consciente e descarte adequado de resíduos com o público final.

Atualmente, temos mais de 10 iniciativas globais em andamento. No Brasil, por exemplo, temos o Plastitroque , que foca na educação sobre a destinação adequada de cada tipo de resíduo; nossa ações de incentivo à reciclagem e consumo consciente em festivais como Lollapalooza, Rock in Rio e The Town, e a parceria com o Parque Ibirapuera (SP) , em que alcançamos a meta do parque em ser lixo zero em apenas um ano de atuação (a expectativa era alcançar essa meta até 2025).

Em 2022, tivemos mais de 370 toneladas de plásticos recuperados, mais de R$ 15 milhões de investimento em programas de educação ambiental e mais de 600 mil pessoas participando diretamente das ações e se tornando, ao nosso lado, agentes de mudança do nosso futuro.

Com Wenew, estamos empenhados em transformar o modelo de economia atual para uma mais circular. No entanto, sabemos que ainda precisamos do engajamento de mais e mais pessoas para alcançar um futuro mais sustentável. Por isso, convidamos a todos a se juntarem a nós nessa jornada. Vamos juntos?

Conheça Wenew e entre ao nosso lado nesse movimento: www.braskem.com/wenew .

Outras Notícias

Ver mais notícias