Resina renovável da Braskem é utilizada em palmilha de tênis reciclável da brasileira Tnin Shoes
A utilização do EVA renovável traz diversos benefícios à Tnin, como economia de recursos, redução da pegada de carbono, mais segurança, maior resistência e aumento da vida útil do produto, além de leveza e conforto.

Comprometida com a estratégia de fortalecimento da química renovável, a Braskem lançou, no ano passado, o EVA (copolímero etileno acetato de vinila) produzido a partir da cana-de-açúcar e destinado a aplicações em setores como calçadista, automotivo e transporte, ampliando seu portfólio I'm greenTM - amplamente conhecido pelo Polietileno Verde -, o primeiro biopolímero do mundo a ser produzido em escala industrial.
O material é produzido a partir da cana-de-açúcar e, por isso, contribui para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa ao fixar CO2 durante o seu processo produtivo. Na produção da brasileira Tnin Shoes , o EVA renovável, fornecido por meio da parceria da Braskem com a Lamiclas, foi utilizado no desenvolvimento de uma palmilha e faz sua estreia nos primeiros três modelos de tênis da nova marca infantil, que utiliza matéria-prima de origem reciclada, oriunda de retalhos têxteis e garrafas PET. Além disso, os calçados são fabricados com cola à base de água, completando a produção totalmente sustentável.
A utilização do EVA renovável traz diversos benefícios à Tnin, como economia de recursos, redução da pegada de carbono, mais segurança, maior resistência e aumento da vida útil do produto, além de leveza e conforto.
"A inovação é um dos principais pilares do crescimento da Braskem, completar um ano do EVA Verde anunciando a parceria com uma marca brasileira que pratica a Economia Circular é uma vitória para a nossa contínua busca por soluções sustentáveis junto aos nossos clientes", afirma Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.
A Economia Circular é um novo conceito de processo produtivo que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo. Para isso, são aplicados critérios para a seleção de matérias-primas, maiores cuidados com os resíduos de produção, até o design dos produtos e a reutilização dos resíduos pós-consumo em um novo ciclo produtivo.
"A parceria com a Braskem para completar o desenvolvimento do nosso tênis totalmente sustentável é de grande importância para nós e fez o produto ficar ainda mais especial. Estamos muito felizes em utilizar o EVA Verde e, desta forma, contribuir com a Economia Circular utilizando materiais de origem renovável e reciclada" afirma Juliana Lawson, diretora criativa da Tnin Shoes.
O EVA de fonte renovável foi lançado em agosto de 2018 em parceria com uma empresa norte-americana de calçados. A companhia foi a primeira a empregar a matéria-prima em uma linha de calçados, alinhando conforto, design e sustentabilidade. O material também possui características como flexibilidade, leveza e resistência além da possibilidade de ser reciclado.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
