Braskem anuncia aquisição de matéria-prima a partir de resíduos plásticos da Vitol SA, produzida pela WPU - Waste Plastic Upcycling A/S, na Dinamarca
A companhia utilizará a matéria-prima para aumentar seu portfólio de produtos circulares, contribuindo para seus compromissos públicos de aumento de vendas de produtos com conteúdo reciclado.

A Braskem e a Vitol anunciam um acordo de fornecimento de matéria-prima circular, derivada de resíduos plásticos. O acordo prevê que a Vitol iniciará o fornecimento do óleo de pirólise para a Braskem Netherlands B.V., produzido a partir do processo de reciclagem química nas instalações da WPU - Waste Plastic Upcycling A/S, na Dinamarca.
A reciclagem química é um processo complementar à reciclagem mecânica tradicional. Ela permite que os resíduos plásticos mais difíceis de processar a partir da reciclagem mecânica sejam recuperados e transformados em matéria-prima útil para a indústria química, sendo uma alternativa às matérias-primas derivadas de combustíveis fósseis.
O acordo com a Vitol ajudará a Braskem a aumentar seu portfólio de produtos circulares em todo o mundo e faz parte do ecossistema Wenew, um conceito que representa e consolida os esforços da Braskem voltados à economia circular por meio de quatro pilares: produtos, educação, tecnologia e design circular. A iniciativa tem um impacto significativo na estratégia de crescimento da companhia e no alcance de suas metas de redução de resíduos plásticos. Até 2030, a Braskem incluirá, em seu portfólio, 1 milhão de toneladas de produtos com conteúdo reciclado e recuperará 1,5 milhão de toneladas de resíduos plástico, evitando que sejam descartadas no meio ambiente.
"A economia circular é um objetivo atrelado à estratégia de negócios da Braskem. A adoção de iniciativas que incluem a recuperação de resíduos plásticos, bem como a reciclagem mecânica e química nos nossos processos de produção está relacionada ao objetivo da companhia de viabilizar um futuro mais circular e sustentável. Acreditamos que a infraestrutura e expertise da Vitol aliadas à tecnologia de reciclagem de resíduos plásticos da WPU permitirão que a Braskem dê um passo importante no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes", afirma Walmir Soller, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem na Europa e Ásia.
"Estamos muito satisfeitos em fornecer à Braskem o óleo de pirólise da WPU, que complementa o desejo da Braskem de promover a circularidade de seus produtos globalmente. O uso de matérias-primas derivadas de resíduos na cadeia de valor é uma forma de upcycling, que garantirá à Braskem atender às necessidades sustentáveis de seus clientes", diz Tom Baker, head global de comércio de nafta da Vitol.
Para Niels Stielund, presidente do conselho da WPU, o acordo com a Braskem é um passo importante. "Estamos muito satisfeitos em poder apoiar os esforços da Braskem para alcançar a sustentabilidade por meio do óleo de pirólise que produzimos em nossas fábricas. O fato de um ator de renome mundial como a Braskem passar a usar nossa matéria-prima é um marco para nós e uma chancela de aprovação para nossa tecnologia proprietária. Também destaca como os resíduos plásticos podem ser um recurso valioso para a circularidade, em vez de acabar em incineradores ou aterros sanitários. Estamos honrados e felizes em embarcar nessa jornada com a Braskem e a Vitol", complementa.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem destaca seus avanços durante a Feira K 2025

Braskem participa da Expo 2025 no Japão

Braskem lança o Programa de Estágio 2026. Saiba mais

Braskem registra EBITDA recorrente de US$ 74 milhões no 2T25, 67% inferior ao do 1T25

Braskem amplia frota própria com o navio Brave Future e fortalece estratégia logística global

Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
