Adotando tecnologias de ponta

O amplo mapa da Braskem para uma transformação digital global tem guiado a implementação de iniciativas inovadoras em toda a companhia. No ambiente de negócios atual em as mudanças são constantes, estamos evoluindo de maneira extraordinária para atender nossos clientes.

Os investimentos da Braskem em tecnologias digitais empolgantes (como advanced analytics, automação, inteligência artificial e aplicações de IoT - Internet das Coisas) garantem que a companhia continue a oferecer produtos e serviços de alta qualidade e continue nas próximas décadas sendo líder na indústria petroquímica. Essas tecnologias de ponta permitem que a Braskem atue com mais eficiência e sustentabilidade, antecipando e suprindo as necessidades de seus clientes e produzindo produtos químicos e plástico que melhoram a vida das pessoas.

Mais de 50 iniciativas digitais envolvendo todas as áreas da Braskem, desde produção e manutenção a vendas e cadeia de abastecimento, estão transformando a maneira como os nossos Integrantes trabalham, o que nos torna um parceiro melhor para os nossos clientes. Com o potencial de redefinir todo o setor, estamos explorando novas oportunidades de expandir nosso negócio a partir de três novas iniciativas incubadas internamente.

  • Inovar
    Desenvolvimento de Produto
  • Planejar
    Planejamento Avançado
  • Fazer
    Fábrica Inteligente (i4.0)
  • Vender
    Vendas da Próxima Geração
  • Distribuir
    Preenchimento Dinâmico
  • Apoiar
    Funções de Suporte Inteligente

Operações

Manutenção preditiva apoiada por ferramentas de análise avançada:

Essa iniciativa usará ferramentas de análise avançada para otimizar a manutenção de ativos, reduzindo o tempo de inatividade não planejado e os custos de manutenção. Diversos sensores instalados nos equipamentos transmitirão os dados (por exemplo, espessura e vibração da tubulação) para um sistema centralizado. Em seguida, os dados coletados serão analisados para gerar informações detalhadas de grande importância. Ao aplicar um modelo analítico ao banco de dados, poderemos extrair lições e prever a probabilidade de panes. As análises revelarão as ações necessárias, como ajuste de parâmetros, necessidade de manutenção, substituição de peças, etc.

Fechar
1

Essa iniciativa já lançou com sucesso produtos mínimos viáveis (minimum viable products ou MVP, em inglês) em diversas famílias de equipamentos no Brasil, no México e nos Estados Unidos, envolvendo áreas como Industrial, Manutenção, Digital, Automação e TI. Sua industrialização está prevista para 2019.

Operações

Controle e otimização de processos:

Aceleração de sessões de brainstorming, da análise de causas raiz e da otimização de processos por meio de uma ferramenta que facilita a exploração e a visualização de dados. A ferramenta permitirá que engenheiros de processos identifiquem rapidamente desvios de processo e tomem as medidas necessárias para corrigi-los.

Fechar
2

Operações

Controle de qualidade:

Por meio de dois tipos diferentes de tecnologia – sensores e ferramentas analíticas avançadas –, a Braskem poderá identificar padrões e prevenir problemas de qualidade para possibilitar ações corretivas em tempo real. A iniciativa permitirá minimizar produtos fora das especificações; reduzir desperdícios; diminuir custos fixos nos laboratórios; e otimizar o tempo dos nossos técnicos de laboratório para que se dediquem a tarefas mais estratégicas.

Fechar
3

Essa iniciativa baseia-se em duas abordagens diferentes, ambas validadas por meio de MVP: 1) A abordagem centrada em dados, implementada em Marcus Hook e no Rio Grande do Sul, nos permite prever a qualidade dos produtos a partir de dados coletados do processo; 2) A abordagem centrada em sensores, lançada em Neal e Marcus Hook, nos permite avaliar nossos polímeros por meio da interpretação de sinais captados por lasers. A industrialização desses duas abordagens está prevista para 2019.

Cadeia de suprimentos

Previsão de demanda:

A Braskem vem trabalhando em uma iniciativa que usará ferramentas de análise avançada para conhecer melhor as necessidades dos nossos clientes e todos os diferentes fatores envolvidos na demanda de produtos. Essa iniciativa reduzirá erros na alocação da demanda, melhorará o gerenciamento de entregas e estoques e reduzirá a carga imposta à nossa equipe de vendas para a geração de previsões, com melhorias de até 30% nos níveis de precisão.

Fechar
4

Cadeia de suprimentos

Previsão e alocação de capacidade:

A Braskem utilizará ferramentas de análise avançada para elevar o gerenciamento de estoques a um novo patamar. A ferramenta conseguirá prever a capacidade de cada ativo de forma probabilística, ajudando a nossa organização a compreender a capacidade individual desses ativos e como eles contribuem para a produção global. Com isso, poderemos otimizar a organização do nosso estoque e criar condições para a tomada de decisões mais assertivas.

Fechar
5

Cadeia de suprimentos

Programação da produção apoiada por ferramentas de análise avançada:

Uma ferramenta robusta e automatizada ajudará a Braskem a otimizar seu processo de programação da produção, aprimorando o atual modelo baseado em simulações. Usaremos algoritmos avançados para identificar padrões nos pedidos de clientes no intuito de alcançar a combinação ideal de tempo, grau de qualidade e volume necessários para cada local. A iniciativa ajudará a Braskem a reduzir custos logísticos e gerenciar estoques.

Fechar
6

Cadeia de suprimentos

Torre de Controle como plataforma central de informações:

A Torre de Controle será uma plataforma centralizada que oferecerá uma visão completa do desempenho da nossa cadeia de suprimentos e das nossas operações. A Torre fornecerá às nossas equipes os indicadores de desempenho (KPI) necessários e permitirá que elas tomem decisões em tempo real com base em uma ferramenta avançada de modelagem de cenários que usa inteligência artificial e big data. O objetivo final é apoiar a tomada de decisões e ajudar a reduzir custos de fornecimento e logística.

Fechar
7

Cadeia de suprimentos

Modelo de previsão de fretes marítimos:

Com essa iniciativa, a Braskem passará a utilizar um modelo baseado em ferramentas de análise avançada que leva em conta inúmeras variáveis, como oferta e demanda em âmbito mundial, para melhorar nossas decisões relacionadas à contratação de fretes marítimos. A ferramenta nos ajudará a mapear o fluxo de transporte marítimo em todo o mundo, reduzir custos logísticos e otimizar nossa tomada de decisões.

Fechar
8

Cadeia de suprimentos

Sistema de rastreamento de produtos acabados:

Ao conectar dispositivos como etiquetas RFID e aparelhos GPS aos nossos produtos, a Braskem poderá monitorar a localização deles em tempo real, seja dentro dos nossos armazéns ou durante a distribuição. Essa iniciativa nos ajudará a otimizar diversos processos, desde o gerenciamento de estoques, frete e previsão de demanda à inteligência de marketing.

Fechar
9

Cadeia de suprimentos

Gestão do portfólio de matérias-primas:

Uma ferramenta de análise avançada nos oferecerá informações importantes sobre o mercado, como preços futuros e níveis de armazenamento, e exploraremos esses dados ao desenvolver nossas estratégias comerciais de matérias-primas (ou seja, alternativas de hedging e antecipação de contratos de matérias-primas).

Fechar
10

Compras

Compras eletrônicas:

Uma plataforma na qual a equipe de compras da Braskem e nossos fornecedores poderão interagir para enviar solicitações, fazer atualizações, monitorar o andamento de contratos, etc., aumentando o nível de conformidade e a produtividade.

Fechar
11

Marketing e vendas

Precificação dinâmica:

A Braskem combinará ferramentas analíticas avançadas e inteligência artificial para adequar a precificação com base no produto, no perfil do cliente, na geolocalização e na data de entrega solicitada.

Fechar
12

Marketing e vendas

Inteligência de marketing 4.0:

Uso de tecnologia geoespacial para gerar dados primários de inteligência de mercado (Orbital Insight, Genscape, etc.).

Fechar
13

Marketing e vendas

Detalhamento de todo o processo, do pedido ao faturamento:

A Braskem otimizará o trabalho administrativo por meio do uso de big data e de ferramentas de análise avançada, melhorando nossas análises de crédito, apoiando a tomada de decisões e fortalecendo nossa capacidade de prever pagamentos atrasados.

Fechar
14

ALGUMAS DAS NOSSAS PRINCIPAIS INICIATIVAS EM ANDAMENTO

Nosso Centro Digital está liderando essa iniciativa, criando uma cultura de ambiente de trabalho digital em que os Integrantes são encorajados a aprender e inovar, recebendo as ferramentas e desenvolvendo as habilidades de que precisam como preparo para as mudanças positivas em curso na Braskem. O Centro Digital também está conectado ao ecossistema de startups e atua em colaboração com parceiros que têm soluções para os desafios internos da companhia e da indústria petroquímica como um todo.

Clique em cada iniciativa para obter mais informações

1
Manutenção preditiva apoiada por ferramentas de análise avançada
2
Controle e otimização de processos
3
Controle de qualidade
4
Previsão de demanda
5
Previsão e alocação de capacidade
6
Programação da produção apoiada por ferramentas de análise avançada
7
Torre de Controle como plataforma central de informações
8
Modelo de previsão de fretes marítimos
9
Sistema de rastreamento de produtos acabados
10
Gestão do portfólio de matérias-primas
11
Compras eletrônicas
12
Precificação dinâmica
13
Inteligência de marketing 4.0
14
Detalhamento de todo o processo, do pedido ao faturamento

Jornada digital da Braskem

Entre as várias iniciativas digitais em que estamos investindo, dois projetos em andamento ilustram bem o comprometimento da Braskem com seus clientes e com sua posição de líder na indústria petroquímica: Controle de Qualidade e Manutenção Preditiva.

Ambos sustentam a nossa evolução para o que chamamos de “Fábrica Inteligente” – nossas fábricas repensadas com tecnologias e aplicativos digitais.

O poder da Manutenção Preditiva

Com a utilização de advanced analytics e aplicativos para smartphones, estabelecemos o objetivo de monitorar mais de 7 mil equipamentos a partir de ferramentas digitais. Essa abordagem nos dá a capacidade de prever a probabilidade de falhas em nossas plantas com bastante antecedência e precisão ou evitar defeitos em equipamentos. O resultado: menos tempo ocioso imprevisto e menor custo de manutenção.

Fortalecendo o Controle de Qualidade

Com sensores a laser e aplicação inteligente da advanced analytics, estamos fazendo melhor uso das informações coletadas em nossas plantas. Com a análise desses dados é possível encontrar padrões e conexões úteis que nos permitem prever a qualidade com base em dados da produção passada. Também conseguimos fazer correções nas plantas com rapidez, o que reduz o desperdício e os custos gerais, garantindo produtos químicos e plástico da mais alta qualidade.

NOVAS INICIATIVAS DIGITAIS DA BRASKEM

Ao mesmo tempo, nosso Centro Digital também está explorando parcerias com startups, a fim de encontrar soluções para os desafios de negócio atuais, e também estamos buscando internamente a próxima grande ideia.

Os Integrantes da Braskem são dotados de espírito empresarial, e a companhia sempre esteve à frente no que se refere a investimentos em inovação. Agora, a companhia está lançando suas próprias startups, que têm potencial de redefinir a indústria química.

Essas três novas iniciativas são o coração da nossa transformação digital

O Portal Edge é um portal em que os clientes podem facilmente comprar produtos, analisar sua conta e ter acesso a suporte contínuo.

Load Shark é uma plataforma de gerenciamento de fretamento que conecta produtores e fretadores para otimização da entrega aos clientes.

Love Green é um aplicativo para dispositivos móveis que incentiva a reciclagem e pode fortalecer a sustentabilidade do setor de plástico.

Empoderando nossas equipes com habilidades digitais

Novas tecnologias são empolgantes, mas reconhecemos que as pessoas são essenciais para o sucesso da transformação digital da Braskem. Todos os Integrantes terão oportunidades de se envolver nas iniciativas digitais. Estamos criando um ambiente de trabalho no qual podem se dedicar a um trabalho estratégico e de alto valor, com inspiração para aprimorar nossos serviços aos clientes.

Com uma mentalidade Ágil, nosso compromisso é que cada Integrante tenha as ferramentas necessárias para se adaptar, crescer e inovar. Nosso Centro Digital está dedicado a garantir que todos na Braskem adquiram habilidades digitais a partir de treinamentos para todos da companhia e experiências práticas.