Área internacional da Braskem tem novo líder
Luiz de Mendonça foi escolhido para liderar a Unidade de Negócios Internacionais da Braskem, que passa a integrar a Braskem America - operação baseada nos Estados Unidos oriunda da aquisição dos ativos de polipropileno da Sunoco Chemicals, em 2010 - e todos os projetos de expansão global da companhia, incluindo aqueles em andamento no México, Peru e Venezuela. Na Braskem America, Mendonça assume a presidência, com sede na Filadélfia, em substituição a Carlos Fadigas, que vinha acumulando a função após tornar-se presidente da Braskem S.A. A área de negócios a partir de matéria-prima renovável, que inclui o PE Verde, também ficará sob sua responsabilidade.
Luiz de Mendonça ocupava até então a presidência da Quattor, adquirida pela Braskem no início de 2010 e cuja incorporação foi aprovada em 23 de fevereiro deste ano pelo CADE. Antes, atuou como vice-presidente das unidades de Polímeros e de Insumos Básicos da Braskem.
"A decisão de indicar Luiz de Mendonça para liderar os negócios internacionais e de química verde da Braskem confirma e reforça a estratégia de crescimento e aumento da presença global da companhia. Sua experiência e capacidade de empresariar vão ajudar a realizar nosso objetivo de nos tornarmos líderes mundiais da química sustentável até 2020", afirma Carlos Fadigas, presidente da Braskem S.A.
Formado pela Universidade de São Paulo em Engenharia de Produção, e MBA no INSEAD, na França, Mendonça atua na Braskem desde sua criação, em 2002. Anteriormente havia trabalhado por 16 anos na Rhodia, no Brasil e no exterior, tendo sido vice-presidente da empresa nos EUA.
"A Braskem está desenvolvendo uma base internacional muito sólida, a partir de uma posição estratégica no maior mercado consumidor do mundo, os Estados Unidos, onde nossa operação já apresenta excelentes resultados, incluindo recorde de produção e aumento significativo da geração de caixa", afirma Luiz de Mendonça.
A estratégia de crescimento e internacionalização da companhia também contempla novos projetos baseados em matéria-prima competitiva na América Latina, com destaque para o México, onde a Braskem está investindo US$ 2,5 bilhões em parceria com o grupo mexicano Idesa para produzir 1 milhão de toneladas de polietileno.
Na área de produtos a partir de matérias primas renováveis, depois de tornar-se a maior produtora global de PE Verde em 2010, com a inauguração de uma planta de eteno derivado do etanol com capacidade para 200 mil t/ano, a empresa já anunciou o projeto para construir uma unidade de polipropileno verde, desbravando uma nova fronteira tecnológica na química sustentável.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
