Braskem e Cromex firmam parceria para o desenvolvimento de produtos com o polietileno verde.
Abril de 2009 - A Braskem e a Cromex anunciam a primeira parceria para o desenvolvimento de produtos especiais que serão utilizados com o polietileno verde - uma inovação da Braskem, feita a partir do etanol de cana-de-açúcar. A atuação conjunta das duas companhias permitiu que a Cromex desenvolvesse uma série de cores e aditivos que irão conferir ao polietileno verde características como anti-bloqueio, barreira aos raios UVs, antiestática e anti-fog, respeitando as propriedades fundamentais de sustentabilidade do produto.
O polietileno verde da Braskem é o primeiro feito a partir de etanol de cana-de-açúcar certificado mundialmente. A companhia está investindo R$ 500 milhões numa nova fábrica no Polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul, para a produção anual de 200 mil toneladas do produto. Estamos investindo seletivamente em um projeto de alto retorno, além de confirmarmos o compromisso da Braskem com a inovação e o desenvolvimento sustentável, afirma Luiz de Mendonça, vice-presidente responsável pela Unidade de Polímeros da Braskem.
Com a parceria, a Cromex vai desenvolver uma gama de cores que vai desde as opacas e transparentes até as mais elaboradas, com efeitos especiais, como o perolado e o metalizado. Além das cores, a Cromex irá fornecer aditivos especiais para otimizar o processamento da resina e o desempenho do produto final. O objetivo é atender os principais mercados que demandam o plástico verde, como as indústrias automobilística, de brinquedos, cosméticos e higiene pessoal, embalagens, entre outros.
Para a Cromex, esta é uma parceria de grande valor estratégico no que tange à inovação e sustentabilidade para a cadeia do plástico. Segundo Sergio Wajsbrot, presidente da companhia, a Cromex busca expandir sua atuação, estando presente em segmentos de alto valor agregado. A demanda pelo polietileno verde já é identificada como uma grande oportunidade de negócio e estamos acompanhando esta evolução, conclui o executivo.
A parceria entre Braskem e Cromex coloca, mais uma vez, o Brasil em posição de destaque quando o assunto é pioneirismo, inovação e sustentabilidade. O plástico verde da Braskem é reconhecido mundialmente como uma inovação relevante à sociedade. O projeto recebeu, na cidade de Colônia, Alemanha, o Bioplastics Awards 2007, o prêmio máximo do setor em inovação de bioplásticos. O interesse demonstrado por grandes empresas nacionais e internacionais em desenvolver parcerias em torno desse projeto evidencia a forte demanda por produtos sustentáveis, completa Luiz de Mendonça. A Cromex, que já exporta seus aditivos e cores para mais de 40 países, vê nesta parceria uma oportunidade para alavancar ainda mais seus negócios no mercado global.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
