Braskem e Cromex firmam parceria para o desenvolvimento de produtos com o polietileno verde.
Abril de 2009 - A Braskem e a Cromex anunciam a primeira parceria para o desenvolvimento de produtos especiais que serão utilizados com o polietileno verde - uma inovação da Braskem, feita a partir do etanol de cana-de-açúcar. A atuação conjunta das duas companhias permitiu que a Cromex desenvolvesse uma série de cores e aditivos que irão conferir ao polietileno verde características como anti-bloqueio, barreira aos raios UVs, antiestática e anti-fog, respeitando as propriedades fundamentais de sustentabilidade do produto.
O polietileno verde da Braskem é o primeiro feito a partir de etanol de cana-de-açúcar certificado mundialmente. A companhia está investindo R$ 500 milhões numa nova fábrica no Polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul, para a produção anual de 200 mil toneladas do produto. Estamos investindo seletivamente em um projeto de alto retorno, além de confirmarmos o compromisso da Braskem com a inovação e o desenvolvimento sustentável, afirma Luiz de Mendonça, vice-presidente responsável pela Unidade de Polímeros da Braskem.
Com a parceria, a Cromex vai desenvolver uma gama de cores que vai desde as opacas e transparentes até as mais elaboradas, com efeitos especiais, como o perolado e o metalizado. Além das cores, a Cromex irá fornecer aditivos especiais para otimizar o processamento da resina e o desempenho do produto final. O objetivo é atender os principais mercados que demandam o plástico verde, como as indústrias automobilística, de brinquedos, cosméticos e higiene pessoal, embalagens, entre outros.
Para a Cromex, esta é uma parceria de grande valor estratégico no que tange à inovação e sustentabilidade para a cadeia do plástico. Segundo Sergio Wajsbrot, presidente da companhia, a Cromex busca expandir sua atuação, estando presente em segmentos de alto valor agregado. A demanda pelo polietileno verde já é identificada como uma grande oportunidade de negócio e estamos acompanhando esta evolução, conclui o executivo.
A parceria entre Braskem e Cromex coloca, mais uma vez, o Brasil em posição de destaque quando o assunto é pioneirismo, inovação e sustentabilidade. O plástico verde da Braskem é reconhecido mundialmente como uma inovação relevante à sociedade. O projeto recebeu, na cidade de Colônia, Alemanha, o Bioplastics Awards 2007, o prêmio máximo do setor em inovação de bioplásticos. O interesse demonstrado por grandes empresas nacionais e internacionais em desenvolver parcerias em torno desse projeto evidencia a forte demanda por produtos sustentáveis, completa Luiz de Mendonça. A Cromex, que já exporta seus aditivos e cores para mais de 40 países, vê nesta parceria uma oportunidade para alavancar ainda mais seus negócios no mercado global.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
