bar
Contato
Todas as notícias
Press Releases • 29 de Outubro de 2008

Braskem leva para o GP de Fórmula 1 inovação tecnológica, responsabilidade socioambiental e a arte.

Com traços de um dos mais importantes arquitetos do mundo, o troféu do campeão é feito do primeiro polímero de origem 100% renovável do mundo produzido pela Braskem.

São Paulo, 29 de outubro de 2008 - No GP Brasil de Fórmula 1, no próximo domingo, 02 de novembro, em Interlagos, São Paulo, o pódio da corrida que consagrará o campeão mundial de 2008 e uma importante conquista brasileira no campo da inovação: os troféus a serem entregues ao primeiro, segundo e terceiro colocados, além do construtor vitorioso, foram desenhados pelo arquiteto Oscar Niemeyer a partir de um material inédito na história da competição, o plástico verde da Braskem.

Primeiro polietileno certificado do mundo feito a partir de matéria-prima 100% renovável - etanol da cana de açúcar -, o polímero verde é a confirmação do compromisso da Braskem, empresa petroquímica líder no mercado latino-americano e terceira maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com o desenvolvimento sustentável. Para transformar o plástico verde em obra de arte, a Braskem uniu a sua inovação à criatividade de Niemeyer.

"É motivo de orgulho para uma empresa brasileira apresentar, num evento mundial, mais um resultado de constantes investimentos em tecnologia. Enquanto tantos discursam, nossa equipe de inovação e tecnologia ouviu e realizou uma real demanda dos Clientes comprometidos com a sustentabilidade", diz Bernardo Gradin, presidente da Braskem, ressaltando que o corpo dos troféus é feito do primeiro polietileno de ultra-alto peso molecular do mundo com origem 100% vegetal. Esse plástico de engenharia, chamado UTEC®, tem ampla utilização em setores industriais como automobilístico e naval, entre outros.

O plástico verde, desenvolvido no Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, recebeu, em 2007, um dos mais importantes prêmios internacionais do setor, na Europa, o Bio Plastic Awards. Além de utilizar matéria-prima renovável, proporciona a retirada de carbono da atmosfera ao longo do seu ciclo completo de vida, do cultivo da cana à reciclagem do produto pós-consumo, contribuindo para a redução do efeito estufa. E os Clientes terão a opção de industrializá-lo na mesma máquina que processa a resina tradicional.

O troféu desenhado por Niemeyer é inspirado nas colunas do Palácio da Alvorada. "A arquitetura segue o caminho de uma obra de arte e o que caracteriza uma obra de arte é a emoção, a surpresa. A coluna do Alvorada é um dos símbolos da arquitetura de Brasília. Poderíamos ter feito num formato qualquer, retangular, reto, sem nenhuma complexidade. Mas optamos por usar uma forma de coluna que nunca foi feita igual", diz Oscar Niemeyer.

A Braskem tem feito investimentos consistentes em pesquisas tecnológicas ao longo de seus seis anos. O foco na área de inovação permite maior competitividade a toda a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos, sempre a partir do sonho do Cliente.

Com uma equipe de 170 especialistas e ativos em pesquisa e desenvolvimento da ordem de R$ 330 milhões, a companhia possui mais de 200 registros de patentes no Brasil e no mundo. Além do polietileno verde, a Braskem foi também a primeira empresa do mundo a certificar o polipropileno de matéria prima 100% renovável produzido em escala piloto.

Atualmente, a produção de 12 toneladas/ano de polietileno verde é proveniente de uma unidade piloto, no Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem. O projeto para produção em escala industrial está em fase de implementação, em Triunfo, no Sul do país. A expectativa é produzir 200 mil toneladas/ano a partir de 2011.

A indústria automobilística tem demonstrado enorme interesse pelo plástico verde da Braskem. Em setembro, foi firmado um acordo com a Toyota Tsusho para distribuir o produto no mercado asiático. Para lá devem ser destinadas pelo menos 50 mil toneladas.

Clientes de absoluta vanguarda como a Shiseido já formalizaram interesse. O emprego do polímero verde é uma iniciativa concreta da Braskem e Clientes em favor do planeta.

 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:

 

Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br

 

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter

Imprensa

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.

Acesse aqui

Clientes

Seja cliente Braskem

Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

Quer transformar o futuro com a gente?

Fale com nossa equipe