Copos de café em polipropileno é inovação que resultou da parceria entre Braskem e Altacoppo
A Braskem, em parceria com a Altacoppo - empresa do Grupo Altaplast/Zaraplast, está oferecendo ao mercado nacional uma opção diferenciada para o segmento de copos descartáveis de café, amplamente consumidos no país devido ao hábito dos brasileiros, e que agora podem ser confeccionados também em polipropileno. Considerada uma inovação no mercado nacional, esta opção, além de se adaptar perfeitamente ao novo uso, marca o avanço do polipropileno no segmento de descartáveis para bebidas quentes.
"Com esse lançamento, o mercado de descartáveis passa a ter no copinho de café a qualidade já reconhecida do polipropileno em outros tamanhos de copos descartáveis, como os utilizados em copos de água, refrigerante, cerveja, entre outros", destaca Luis Felli, diretor comercial do negócio Polipropileno. Felli salienta que essa novidade é resultado dos investimentos que a Braskem faz em seu programa de inovação e tecnologia, com o desenvolvimento de novos mercados e produtos, como forma de melhorar a competitividade de toda a cadeia produtiva da petroquímica e dos plásticos.
A utilização do polipropileno na industrialização de copos descartáveis para bebidas quentes exigiu o desenvolvimento de equipamento específico, que proporciona produtividade elevada no processamento de uma resina de alta rigidez e garante um produto final com melhor performance, resistente a deformações pelo aquecimento. "Montamos um programa de parceria em que a NTS, empresa que comercializa essas máquinas no Brasil, forneceu os equipamentos para a Altacoppo, que em contrapartida compra nossa resina", explica Manoel Lisboa, responsável pelo projeto na Braskem.
Além de investir na montagem da linha de produção, a Altacoppo aplicou recursos relevantes em design de produto. Segundo Koby Shalev Shasho, presidente da Altacoppo, foram realizadas pesquisas de mercado para se chegar ao novo desenho, que alia modernidade, qualidade e funcionalidade, aprimorada por vincos verticais para viabilizar maior conforto térmico.
Com capacidade para produzir 450 t/mês de copinhos, a Altacoppo já adquiriu, com apenas três meses de vendas, máquinas para dobrar a sua produção. Segundo Shasho, "a excelente resposta do mercado ao lançamento está impulsionando a empresa a dobrar a capacidade, que deve chegar à aproximadamente 1.000 t/mês". O projeto de expansão deve ser concluído até o final de outubro.
"Com o desenvolvimento desse segmento esperamos, num prazo de cinco anos, conquistar 30% do market share de copos para café no Brasil, que é de aproximadamente R$ 50 milhões por ano", salienta Shasho. Além dos copos descartáveis para café, a Altacoppo comercializa também outros tamanhos de copos, todos feitos em polipropileno. O mercado de resina para descartáveis em copinhos de café é de aproximadamente 6 mil t/ano. Com esse lançamento, a Braskem prevê num prazo de dois anos aumentar as vendas em aproximadamente 3 mil toneladas de resina para esse mercado.
"O PP em descartáveis é um caminho sem volta, uma tendência mundial. Encontramos na Braskem o parceiro ideal para transformar essa tendência mundial em uma realidade nas nossas fábricas", explica o diretor da Altacappo.
O projeto de descartáveis para copos em polipropileno da Braskem teve inicio em 2002. Desde então, a companhia, pioneira nesse desenvolvimento, já detém aproximadamente 40% do mercado, que é estimado em mais de 80 mil toneladas de resina neste ano. O desenvolvimento do projeto proporcionou à companhia, no ano passado, o prêmio nacional Finep de Inovação Tecnológica na categoria processo.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24

Braskem marca presença no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF) e promove sessões de aceleração no Cazoolo

Braskem Idesa e Advario inauguram o Terminal Química Puerto México

Celebrando 15 anos de I'm greenT bio-based com aumento da capacidade de produção

Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
