Reconhecimento aos melhores do teatro baiano.
Os melhores do teatro baiano em 2007 serão conhecidos durante o XV Prêmio Braskem de Teatro. A cerimônia de premiação será no dia 5 de maio, às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves. A premiação tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral da Bahia, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos.
O XV Prêmio Braskem de Teatro irá reconhecer os destaques de 2007 em dez categorias: melhor autor de texto original, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, revelação, categoria especial, melhor espetáculo infanto-juvenil e melhor espetáculo adulto. No total, concorrem 41 peças adultas e 14 infanto-juvenis.
Neste ano, a cerimônia será dirigida pelo ator e diretor Filinto Coelho, e conduzida pela atriz Nadja Turenko. Com o tema "A Mulher no Palco", Filinto propõe trabalhar a beleza e a emoção, e retratará o ciclo vital - da juventude à maturidade, uma trajetória de todas as mulheres em cena -, a ser conduzida pela atriz e mestre de cerimônia Nadja Turenko. "O evento busca valorizar os premiados, os verdadeiros responsáveis pela festa. A mulher é um tema envolvente e todos podem esperar surpresas", ressalta Nadja.
Homenagem
O Prêmio homenageará também o paraense Mario Gadelha. Nascido em 3 de fevereiro de 1934, começou a fazer teatro na Bahia em 1956 com o grupo de Teatro Amador. No mesmo ano viajou para o Rio de Janeiro, representando a Bahia, com o espetáculo "A Grande Estiagem", com direção de Clênio Vanderlei, para participar do Festival de Teatro Amador. Lá, substituiu um ator na primeira montagem do "Auto da Compadecida", também dirigida pelo pernambucano Clênio Vanderlei. Fez parte de mais duas montagens desta peça: uma com Martim Gonçalves (1958) e outra como diretor Maurice Vanot (1970), onde interpretava Chicó.
Em 1969, Gadelha atuou no espetáculo de inauguração do Teatro Vila Velha, na peça "Eles não usam Black-tie", de Gianfrancesco Guarnieri. "Teatro é a grande escola da vida. Foi meu grande apoio. Foi o teatro que me deu régua e compasso e a enorme esperança de mudança social", afirmou.
Gadelha participou de mais de 60 espetáculos em seus 52 anos de carreira. Seu último trabalho foi em 2007, na peça "Terceiro Sinal", com direção de Deolindo Checucci, tendo no elenco colegas como Haidyl Linhares e Wilson Mello.
Indicações As indicações que concorrem ao XV Prêmio Braskem de Teatro são feitas por uma comissão julgadora, que se renova a cada ano e que assiste a todos as montagens apresentadas em Salvador.
Em 2007, a difícil e prazerosa tarefa ficou por conta do ator e diretor Antonio Godi; Antrifo Sanches, professor da escola de dança da Universidade Federal da Bahia; do poeta e editor Claudius Portugal; Fátima Barretto, jornalista, atriz, mestra e doutoranda em Artes Cênicas (UFBA); da atriz Isa Trigo; além de José Antonio Saja, professor do Departamento de Filosofia da UFBA, e do jornalista e crítico de teatro Marcos Uzel.
Ao todo, concorreram 41 peças adultas e 14 infanto-juvenis, divididas em dez categorias: melhor autor de texto original, direção, ator, atriz, ator/atriz coadjuvantes, revelação, categoria especial, melhor espetáculo infanto-juvenil e melhor espetáculo adulto.
Indicados ao XV Prêmio Braskem de Teatro 2007 Atriz: Carolina Kharo Ribeiro (Grand Théâtre: Pão & Circo) Heloísa Pimenta (O Dia 14) Monize Moura (Uma por Outra - Histórias de Arthur Azevedo) Pólis Nunes (Sagrada Partida)
Ator: Amarílio Sales (A Casa de Bernarda Alba) Carlos Betão (Josefina, A Cantora dos Ratos) Diogo Lopes Filho (Josefina, A Cantora dos Ratos) Francisco André (Auto da Gamela)
Atriz Coadjuvante: Andréa Nunes (A Casa de Bernarda Alba/As Bruxas de Salem) Lívia França (Zona Contaminada) Simone Brault (Como Almodóvar) Tatiane Carcanholo (Viva o Povo Brasileiro)
Ator Coadjuvante: André Rosa (A Casa de Bernarda Alba) Antonio Soares (Uma Mulher Vestida de Sol) Léo Santis (O Dia 14) Érico Brás (Áfricas)
Texto: Ângelo Flávio (O Dia 14) Heraldo Souza (O Aluguel) Sonia Robatto (Ciranda do Medo) Tom Figueiredo (Pedro e a Cobra-de-fogo)
Categoria Especial: Lulu Pugliese - Coreografia (Ciranda do medo) Miniusina de Criação - Cenografia (Pedro e a Cobra-de-fogo) Roberto de Abreu, Eudes Cunha, Laura Franco - Direção Musical (Auto da Gamela) Zuarte Jr. - Figurino e Adereços (Áfricas)
Direção: Ângelo Flávio (O Dia 14) Fabiana Monsalú (A Casa de Bernarda Alba) Osvaldo Rosa (Pedro e a Cobra-de-fogo) Roberto de Abreu (Auto da Gamela)
Espetáculo Adulto: A Casa de Bernarda Alba Auto da Gamela O Dia 14 Shopping and Fucking
Espetáculo Infanto-juvenil: Áfricas Ciranda do Medo Pedro e a Cobra-de-fogo
Revelação: CAN - Centro de Atores Abdias do Nascimento Carolina Kharo Ribeiro - Concepção (Grand Théâtre: Pão & Circo) Emiliano D'Ávila - Ator (Shopping and Fucking) Fabiana Monsalú - Direção (A Casa de Bernarda Alba)
Comissão de 2008 já está atuando Como a produção teatral baiana não pára, a comissão julgadora 2008 já está de olho nas peças em cartaz neste ano. Ela é composta por Hebe Alves, doutora em Artes Cênicas; Gilson Rodrigues, artista plástico e cenógrafo; atriz e coordenadora do Teatro de Camaçari, Vadinha Moura; Hirton Fernandes, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia; Adelice Souza, diretora teatral, escritora e dramaturga; além de Beth Rangel, professora da Escola de Dança da UFBA e do ator e Professor da Escola de Teatro da UFBA Paulo Cunha.
Serviço Data: 5 de maio de 2008 Horário: Às 20h Local: Teatro Castro Alves Endereço: Praça 2 de Julho, S/N, Bairro Campo Grande, Salvador (BA)
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
