Sistema Construtivo ConcretoPVC na ConcreteShow.
A Braskem, líder no mercado latino americano de resinas termoplásticas, apresenta, juntamente com a Royal do Brasil Technologies e Plásticos Vipal - detentores das duas tecnologias disponíveis no mercado nacional - o Sistema Construtivo ConcretoPVC na ConcreteShow South America. O evento acontece de 15 a 17 de agosto no Transamérica Expo Center em São Paulo e é a maior feira do setor na América. O evento conta com mais de 100 expositores nacionais e internacionais e espera receber cerca de 10 mil visitantes.
O Sistema Construtivo ConcretoPVC é uma nova técnica desenvolvida no Canadá para projetar e construir de forma industrializada vários tipos de edificação. Formado por perfis leves de PVC, o sistema possibilita um encaixe simples dos módulos, preenchidos com concreto e aço estrutural. Nesse modelo, os painéis de PVC atuam como fôrma para o concreto e conferem excelente acabamento interno e externo às paredes.
Dentre as vantagens do novo sistema destacam-se: alta produtividade com equipes reduzidas, obra limpa, sem entulho e sem desperdício, total controle dos materiais e custo, elevada durabilidade dos materiais e facilidade de limpeza e manutenção no pós-uso.
Segundo Luciano Nunes, gerente de desenvolvimento de mercado na Braskem, a versatilidade do sistema possibilita aplicações tanto em construções mais simples, a exemplo de casas populares e Módulo Sanitário Unifamiliar, como em projetos mais complexos, a exemplo de estações de tratamento de esgoto compactas, galpões para uso industrial e comercial, prédios de até cinco pavimentos e imóveis de alto padrão.
Um bom exemplo de versatilidade e viabilidade do Sistema Construtivo ConcretoPVC foi o desenvolvimento e uso do Módulo Sanitário Unifamiliar, projeto do Ministério da Saúde, realizado por meio da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde) no Espírito Santo e que está em expansão para outros estados. Pelas características de rapidez na montagem, imunidade a fungos e bactérias, higiene e facilidade de limpeza e manutenção, o projeto já foi utilizado em comunidades carentes e indígenas.
Outra solução que destaca a versatilidade de projetos que esse Sistema oferece é a estação compacta de tratamento de esgoto que otimiza o desempenho e durabilidade da estação em função da elevada resistência química do PVC aos componentes presentes no esgoto domiciliar e industrial. O confinamento do concreto e aço estrutural da estrutura pelos perfis amplia a vida útil da estação, protegendo-a do ambiente agressivo. A Casa Alagoana, um projeto de habitações de interesse social para a região Nordeste, também demonstra elevada produtividade e competitividade do Sistema, requisitos básicos para obras de interesse social em larga escala.
As instalações industriais e de serviços também podem ser beneficiadas pelo novo sistema construtivo. Os 1.500 m2 de área dos prédios auxiliares da Petroquímica Paulínia, joint-venture entre a Braskem e a Petrobras no interior de São Paulo, foram erguidas em apenas 60 dias pela Construtora Norberto Odebrecht, atendendo aos requisitos de sustentabilidade planejados. O projeto contemplou a adoção de equipamentos que reduz o consumo de água, otimiza o uso de energia, utiliza águas pluviais, coletores solares e diminui a geração de resíduos. Associado a esses itens tem-se a elevada durabilidade e baixa manutenção das edificações oferecidas pelo Sistema Construtivo Concreto PVC. O sistema também contribuiu para a redução do uso de madeira e água na fase de construção, além da redução de desperdícios e entulhos.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
