Braskem

Notícias

Braskem adquire participação societária na Wise Plásticos

Transação com desembolso estimado de R$ 121 milhões é mais um passo concreto que contribui para o desenvolvimento da cadeia e alavancagem da reciclagem do plástico no Brasil. Parte deste montante será destinado à duplicação de capacidade de reciclage

A Braskem, líder de mercado e pioneira na produção de biopolímeros, assinou contrato para aquisição de ações e subscrição de novas ações de emissão da Wise Plásticos S.A., empresa do setor de reciclagem mecânica. A Braskem totalizará uma participação societária de 61,1% do capital social da Wise e desembolsará o valor estimado de R$ 121 milhões, dos quais parte relevante será aportado na duplicação da capacidade produtiva atual para cerca de 50 mil toneladas de reciclados até 2026.

Esta transação, que está sujeita à aprovação das autoridades competentes, é mais um passo dado pela Braskem em sua estratégia de investir em economia circular, criando as soluções sustentáveis e inovadoras a partir das oportunidades de melhoria na cadeia produtiva do plástico, o que inclui o desafio da reciclagem no Brasil.

A Wise, um player relevante de reciclagem de poliolefinas para companhias de bens de consumo, é uma empresa brasileira sediada no Município de Itatiba, Estado de São Paulo, que opera no setor há de 15 anos com capacidade nominal atual de reciclar aproximadamente 25 mil toneladas de resíduos plásticos por ano e tem parceiros relevantes como Unilever e Natura.

A empresa conta com um plano estratégico de expansão cujo objetivo é capturar as oportunidades nesse mercado nos próximos anos, focando em resinas de polipropileno (PP), utilizadas em tampas, utilidades domésticas, eletrodomésticos e de polietileno de alta densidade (PEAD), usadas em embalagens de higiene e limpeza, cosméticos, tubos corrugados, dentre outros.

Para Edison Terra, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da Braskem, esta operação mostra a consistência da estratégia da Braskem em acelerar o desenvolvimento da cadeia e alavancar a reciclagem no Brasil: "A transação com a Wise contribui para nosso macro-objetivo de eliminação de resíduos plásticos, que inclui projetos voltados para educação, infraestrutura de reciclagem, reciclagem mecânica e reciclagem avançada".

"Tanto Braskem quanto Wise possuem a mesma visão e objetivo, que são desenvolver a cadeia e alavancar a reciclagem no país. As equipes trabalharão juntas e com os demais atores do setor de maneira transparente em prol do crescimento do mercado, buscando a evolução da cadeia de suprimentos, melhoria de produtos e do atendimento ao cliente", diz Bruno Igel que seguirá como CEO da Wise.

Até a aprovação da operação pelo CADE, nada muda para o mercado e a Wise segue vendendo seu portfólio normalmente. Após a aprovação da aquisição de 61% da companhia, a Wise seguirá com governança própria, equipe de gestão e o foco em atender às necessidades de seus clientes atuais e futuros, contando agora com o apoio e potenciais sinergias propiciadas pela entrada da Braskem na Sociedade.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
CDN Comunicação 

braskem@cdn.com.br    

(11) 3643-2906

(11) 3643-2919

 

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter