Braskem celebra 40 anos da unidade de Polipropileno do ABC
Instalada no Polo Petroquímico do Grande ABC, a mais tradicional região industrial de São Paulo, a fábrica, inaugurada em 1972, foi a pioneira no desenvolvimento da indústria química brasileira.

A unidade de Polipropileno (PP 4) da Braskem celebra, este mês, o sucesso e as conquistas de 40 anos de operação. Instalada no Polo Petroquímico do Grande ABC, a mais tradicional região industrial de São Paulo, a fábrica, inaugurada em 1972, foi a pioneira no desenvolvimento da indústria química brasileira.
Com cerca de 300 colaboradores, entre diretos e indiretos, a planta contribui significativamente para a economia e o desenvolvimento social da região. Mesmo sendo uma das plantas mais antigas de polipropileno do Brasil, a PP 4 opera com tecnologia de ponta e possui a maior capacidade de produção deste polímero dentre todas as unidades da Braskem, tanto no Brasil quanto no mundo, com capacidade produtiva de 450 mil toneladas por ano. Além disso, a unidade também se destaca pela diversificação ao produzir homopolímeros, copolímeros randômicos e heterofásicos, que são diferentes tipos de polipropileno capazes de atender as indústrias automobilística, têxtil e farmacêutica, entre outras.
Entre os integrantes mais antigos da unidade está José Carlos Pereira. O técnico especialista de produção nasceu em Santo André e conta que sempre sonhou em trabalhar no Polo Petroquímico da região. O desejo se concretizou em 1987, quando se tornou operador da unidade após concluir o curso de Formação de Operadores do Senai. "A PP 4 foi a primeira planta de Polipropileno da América Latina e sua contribuição para o desenvolvimento da indústria brasileira é inegável. Participei de grandes momentos desta história como a partida da nova planta em 2003, buscando aprimorar sua tecnologia", explica.
Além disso, há 31 anos trabalhando nesta unidade da Braskem, Pereira conta que se sente realizado ao observar a contribuição de seu trabalho para diversos produtos que facilitam a vida das pessoas. "O plástico está presente no nosso dia a dia. Enxergo a importância da nossa produção ao ver sua aplicação em carros, embalagens, roupas, calçados, embalagens para uso hospitalar, entre tantos outros produtos que usamos a todo tempo", pontua.
Ao longo desses anos a operação tornou-se cada vez mais sustentável, o que contribui para o desenvolvimento da unidade por meio de soluções customizadas para máxima redução de impacto ambiental. A fábrica opera com água de reuso industrial fornecida pelo Aquapolo, projeto fruto da parceria entre a BRK Ambiental e a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), além de reutilizar internamente o efluente doméstico e industrial.
"A PP 4 oferece grandes diferenciais operacionais para a Braskem, seja por sua alta capacidade produtiva como pela sua localização privilegiada no centro do maior mercado consumidor do Brasil. Ficamos orgulhosos e satisfeitos em operar com tecnologia avançada uma fábrica com uma história tão importante, que continua fazendo a diferença para o setor e contribuindo para a indústria nacional", afirma Maurício Britto, responsável pela PP 4 na Braskem.
Sobre a Braskem
Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e receita líquida de R$ 50 bilhões em 2017. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
