Braskem consolida sistema de conformidade e Controladoria Geral da União encerra última instância da monitoria externa
A decisão segue o reconhecimento do Ministério Público Federal do Brasil e das autoridades americanas (SEC e DoJ), que certificaram o progresso nos processos de conformidade da Braskem desde 2020

A Controladoria Geral da União (CGU) comunicou que pôs fim à monitoria na Braskem. Essa era a última instância que ainda mantinha a monitoria externa na companhia - desde 2020 o MPF (Ministério Público Federal), o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ, na sigla em inglês) e a SEC (Securities and Exchange Commission, o órgão regulador do mercado de capitais americano) já haviam certificado a consolidação do sistema de conformidade e o compromisso da Braskem com seus controles e processos. A cooperação entre a Braskem e a CGU data de 2019, quando foi assinado um acordo de leniência no âmbito das investigações da operação Lava-Jato.
Os avanços da Braskem para garantir a integridade, ética e transparência em todas as decisões estratégicas e nas relações com as partes interessadas demonstram o comprometimento da companhia com o assunto. "Entendemos que a empresa está cada vez mais fortalecida, com um sistema de conformidade robusto e exemplar, que já integra a nossa governança e o cotidiano de trabalho dos nossos mais de 8 mil integrantes", disse o CEO da Braskem, Roberto Bischoff.
Os resultados deste esforço coletivo foram atestados por parte das autoridades, que verificaram o cumprimento de todas as obrigações assumidas nos acordos, mas também pela implementação de iniciativas adicionais recomendadas pelos auditores independentes. Ao longo dos últimos oito anos a Braskem implantou políticas e procedimentos de conformidade, treinou seus funcionários, estabeleceu controles e processos para prevenir a ocorrência de ilícitos.
Everson Bassinello, vice-presidente de Conformidade da Braskem, ressalta ainda que os indicadores atuais da área demonstram a eficácia do sistema adotado para prevenir, identificar e mitigar riscos: "Em 2022 a Braskem obteve a melhor nota histórica na avaliação de integridade do Instituto Ethos, de 9,9, num cenário onde a média é de 7,4 em nosso setor e em 2023 manteve a certificação ISO 37001, que é a norma internacional para a gestão antissuborno". Também merece destaque a participação formal e efetiva da Braskem no grupo de trabalho Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU).
O sistema de conformidade da Braskem conta com comprometimento da alta administração e inclui processos de avaliação de riscos, treinamento e comunicação, medidas disciplinares, mecanismos de denúncia e investigação, gestão de terceiros e fornecedores e procedimento para o relacionamento com agentes públicos. "Promovemos melhorias significativas e continuamos empenhados na evolução da maturidade do nosso sistema, que foi testado e auditado por especialistas e vem sendo aprimorado de forma contínua", complementa Bassinello.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
