Noticias Braskem

Notícias

Braskem está entre as melhores empresas do mundo em gestão hídrica e de riscos climáticos

A Braskem se manteve no ranking de empresas líderes em gestão hídrica (A) e de riscos climáticos (A-) do CDP (Carbon Disclosure Program) , organização sem fins lucrativos que seleciona as melhores empresas de capital aberto no mundo em relação ao gerenciamento da emissão de gases de efeito estufa, consumo da água e uso das florestas. A companhia alcançou classificação máxima na "Water List" pela quarta vez consecutiva e se manteve como empresa líder na "Climate List" pela sexta vez consecutiva, reforçando seu engajamento e atuação de impacto positivo no tema. 

"A Braskem nasceu comprometida com o desenvolvimento sustentável e esse direcionamento tem orientado toda nossa trajetória empresarial. O reconhecimento do CDP chancela que estamos no caminho certo e, em especial, que temos capacidade para alcançar o objetivo de nos tornarmos uma empresa carbono neutro até 2050", afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.  

O CDP avaliou mais de 5.800 companhias de todo o mundo, e a Braskem apresentou alto desempenho em todos os critérios analisados, ficando entre as empresas líderes em contribuição ambiental corporativa, ação e transparência em todo o mundo. A divulgação anual do ranking CDP, assim como seu processo de pontuação, é reconhecida com o padrão ouro de transparência ambiental corporativa. 

A metodologia aplicada pela organização é considerada detalhada e independente, atribuindo uma pontuação de A a D - com base na abrangência da divulgação, conscientização e gestão de riscos ambientais e demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental. Aqueles que não divulgam ou que forneceram informações insuficientes são pontuados com F.

Cabe ressaltar que, em 2020, cerca de 515 investidores, com mais de US$106 trilhões em ativos, e mais de 150 dos principais compradores, com US$4 trilhões em aquisições, solicitaram às empresas que divulgassem dados sobre os impactos ambientais, riscos e oportunidades por meio da plataforma do CDP. Mais de 9.600 responderam - a maior participação dos últimos anos.

"Estendemos nossos parabéns a todas as empresas da 'A List' deste ano. Assumir a liderança na transparência e na ação ambiental é um dos passos mais importantes que as empresas podem dar, e é admirável, ainda mais em um ano desafiador como este marcado pela covid-19. A escala dos riscos por mudanças climáticas, desmatamento e insegurança hídrica para as empresas é enorme, e sabemos que as oportunidades de ação superam em muito os riscos da inação. A liderança do setor privado criará um 'ciclo de ambições' para uma maior ação governamental e garantirá que pretensões globais para uma economia sustentável 'net zero' se tornem realidade. Nossa 'A List' celebra as empresas que estão se preparando para se destacar na economia do futuro tomando medidas hoje", afirma Paul Simpson, CEO do CDP. 

A lista completa das empresas que formam A List do CDP deste ano está disponível em https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores. Já os critérios e a metodologia completa para a 'A List' podem ser acessados no site do CDP https://www.cdp.net/en/companies/companies-scores.

Compromisso com economia circular de carbono neutro
A Braskem anunciou, em novembro deste ano, a ampliação de seus esforços para se tornar uma empresa carbono neutro até 2050. Para alcançar esta meta, a estratégia da companhia considera iniciativas de redução, compensação e captura de carbono, assim como ampliação do portfólio I'm greenT, que inclui os produtos com foco em economia circular, e o engajamento para que nos próximos dez anos haja o descarte adequado de 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos. A empresa, que sempre foi comprometida com a sustentabilidade desde a sua fundação, em 2002, e é pioneira na produção de biopolímeros, se coloca como corresponsável diante do desafio de prevenir e combater as mudanças de clima. 
 
As iniciativas da Braskem para as próximas décadas estão alinhadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e com o Acordo de Paris para o controle dos impactos das mudanças climáticas. Conheça o manifesto da Braskem em www.braskem.com.br/macroobjetivos.

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 

Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br

Karina Alves - (55 11) 3643-2981 - karina.alves@cdn.com.br

Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br

Débora Farias - (55 21) 3626-3715 - debora.farias@cdn.com.br

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter