Notícias

Braskem lança desafio para alunos da FIAP

Estudantes irão propor novas maneiras de otimizar a produção da companhia petroquímica e ampliar a segurança dos colaboradores

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, se uniu à Faculdade de Tecnologia FIAP para desafiar os estudantes do terceiro ano do curso de Engenheira Mecatrônica a proporem novas maneiras de otimizar a produção e ampliar a segurança operacional das plantas da empresa em São Paulo. 

Lançado no segundo trimestre deste ano, o projeto tem o objetivo de aproximar os jovens do mercado de trabalho e está alinhado com a busca contínua da companhia por inovação. Para isso, ao longo de dez meses, a Braskem abrirá as portas de suas unidades em São Paulo para uma imersão dos alunos da FIAP no universo petroquímico. Neste período, os jovens ainda contam com capacitações e mentorias promovidas por profissionais da empresa. 

O diretor acadêmico da FIAP, professor doutor Wagner Sanchez, explica que o principal objetivo da parceria é aproximar os alunos do ambiente corporativo, para reforçar os conceitos apresentados em sala de aula em situações reais. "Com a Braskem, provocamos os estudantes a testarem seus conhecimentos em Smart Cities e automatização industrial para proporem soluções para a empresa, visando sempre a segurança dos colaboradores e garantindo ganhos em eficiência", afirma. 

A Braskem, que tem a inovação como pilar estratégico de negócio, conta com diversas parcerias com universidades, tanto na área de pesquisa e desenvolvimento, quanto no apoio à formação profissional. De acordo com Paulo Omarini, gerente global de Soluções, Arquitetura e Inovação de TI da Braskem, a troca de experiências com os jovens é muito positiva, trazendo novos pontos de vista para iniciativas internas e contribuindo com a capacitação dos estudantes, além de proporcionar a identificação de jovens talentos. 

"Acreditamos na parceria com a FIAP e temos grandes expectativas de que, ao final do projeto, teremos insights positivos dos participantes, que poderão efetivamente ser implementados. Em contrapartida, ficamos felizes em contribuir para a capacitação profissional dos estudantes. Valorizamos muito trocas como esta, temos profissionais de áreas e níveis diferentes envolvidos e com certeza colheremos bons frutos", comenta Paulo Omarini. 

A FIAP realiza parcerias com empresas desde 2014. A conclusão do projeto está prevista para novembro, durante o festival de tecnologia promovido anualmente pela faculdade. 

Sobre a FIAP
A FIAP é considerada referência no ensino de Gestão e Tecnologia da Informação no Brasil, com 21 cursos de graduação, 30 MBAs e mais de 50 cursos de curta e média duração nas áreas de tecnologia, negócios e inovação. Seu corpo docente é composto por mestres e doutores que, além da reconhecida titulação acadêmica, são atuantes no mercado e que possuem uma expressiva jornada profissional. Este diferencial torna a vida acadêmica dos alunos ainda mais rica e fomenta sua entrada no mercado de trabalho atual. A FIAP é classificada no chamado "Grupo de Excelência" do Ministério da Educação. Este grupo reúne as instituições com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5), considerando o IGC (Índice Geral dos Cursos), que é o indicador de qualidade mais importante do ensino superior. A FIAP possui quatro unidades em São Paulo: Aclimação, Paulista, Vila Olímpia e Alphaville. 

Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar::
CDN Comunicação 

Jessyca Trovão - (55 11) 3643-2769 - jessyca.trovao@cdn.com.br

Karina Alves - (55 11) 3643-2981 - karina.alves@cdn.com.br

Fábio Souza - (55 11) 3643-2813 - fabio.souza@cdn.com.br

Débora Farias - (55 21) 3626-3715 - debora.farias@cdn.com.br

Braskem nas redes sociais

Facebook | Linkedin | Twitter