Braskem reutiliza tambores de aço na embalagem do produto PIB
A iniciativa da companhia visa promover a economia circular através da logística reversa dos tambores de aço utilizados no transporte de PIB (Poliisobuteno), que antes eram descartados.

Sempre em busca de iniciativas que fortaleçam a sustentabilidade do seu negócio, a Braskem investiu em um projeto de reutilização e logística reversa dos tambores de aço usados como embalagem do produto PIB (Poliisobuteno). A iniciativa conta com parceria da Molygrafit, empresa de lubrificantes com vinte anos no mercado, que apostou no projeto que evita o descarte incorreto e reintroduz os tambores no processo logístico do produto.
Após um processo de avaliação do ciclo do produto, a Braskem detectou a dificuldade de seus clientes em descartar corretamente os tambores de aço, que são grandes e pesados. "Com a iniciativa, os recipientes agora são recolhidos, limpos e têm o acabamento interno e externo refeito, tornando o tambor novo e pronto para ser usado novamente pela Braskem como embalagem de PIB", conta Eduardo Perez, Diretor da área de Especialidades & Renováveis na Braskem.
Em parceria, Braskem e Molygrafit realizaram uma série de testes ao longo de 1 ano para garantir a integridade, qualidade e segurança do tambor destinado para reutilização no transporte de PIB. Já estão circulando 200 tambores reutilizados, e o objetivo é expandir o projeto para outros clientes da Braskem.
PIB Braskem
Versátil e atóxico, o PIB Braskem (Poliisobuteno) é utilizado na fabricação de diversos produtos, como lubrificantes, embalagens, adesivos e cosméticos, seja para dar mais brilho, ajustar a viscosidade, promover adesividade ou atuar como agente dispersante. Como aditivo, ele proporciona melhor aderência e modifica a viscosidade dos demais produtos.
Já como óleo base, em função de sua alta pureza, é aplicado em compressores e equipamentos de alta performance, como em usinas e indústrias químicas. Na agropecuária, ele pode ser aplicado no wrap, solução em plástico usada para silagem, método utilizado para a conservação de alimento para o gado. Com ele, o filme de plástico ganha mais resistência à tensão, alongamento e alta adesividade. Além disso, aumenta a barreira de oxigênio, conservando o alimento por mais tempo.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
