Braskem reutiliza tambores de aço na embalagem do produto PIB
A iniciativa da companhia visa promover a economia circular através da logística reversa dos tambores de aço utilizados no transporte de PIB (Poliisobuteno), que antes eram descartados.

Sempre em busca de iniciativas que fortaleçam a sustentabilidade do seu negócio, a Braskem investiu em um projeto de reutilização e logística reversa dos tambores de aço usados como embalagem do produto PIB (Poliisobuteno). A iniciativa conta com parceria da Molygrafit, empresa de lubrificantes com vinte anos no mercado, que apostou no projeto que evita o descarte incorreto e reintroduz os tambores no processo logístico do produto.
Após um processo de avaliação do ciclo do produto, a Braskem detectou a dificuldade de seus clientes em descartar corretamente os tambores de aço, que são grandes e pesados. "Com a iniciativa, os recipientes agora são recolhidos, limpos e têm o acabamento interno e externo refeito, tornando o tambor novo e pronto para ser usado novamente pela Braskem como embalagem de PIB", conta Eduardo Perez, Diretor da área de Especialidades & Renováveis na Braskem.
Em parceria, Braskem e Molygrafit realizaram uma série de testes ao longo de 1 ano para garantir a integridade, qualidade e segurança do tambor destinado para reutilização no transporte de PIB. Já estão circulando 200 tambores reutilizados, e o objetivo é expandir o projeto para outros clientes da Braskem.
PIB Braskem
Versátil e atóxico, o PIB Braskem (Poliisobuteno) é utilizado na fabricação de diversos produtos, como lubrificantes, embalagens, adesivos e cosméticos, seja para dar mais brilho, ajustar a viscosidade, promover adesividade ou atuar como agente dispersante. Como aditivo, ele proporciona melhor aderência e modifica a viscosidade dos demais produtos.
Já como óleo base, em função de sua alta pureza, é aplicado em compressores e equipamentos de alta performance, como em usinas e indústrias químicas. Na agropecuária, ele pode ser aplicado no wrap, solução em plástico usada para silagem, método utilizado para a conservação de alimento para o gado. Com ele, o filme de plástico ganha mais resistência à tensão, alongamento e alta adesividade. Além disso, aumenta a barreira de oxigênio, conservando o alimento por mais tempo.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023

Braskem anuncia primeiro navio de frota própria
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
