Quer transformar uma boa ideia em um negócio? Veja nove dicas para empreender
Para ajudar um projeto inovador sair do papel, mentores e participantes do Braskem Labs compartilham suas experiências e dão dicas importantes para evitar tropeços nessa empreitada.

Uma ideia inovadora para solucionar um problema da sociedade pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio. Entretanto, quem quer empreender às vezes encontra dificuldades para fazer o projeto sair do papel. Para ajudar neste começo, mentores e participantes do Braskem Labs compartilham suas experiências e dão dicas importantes para evitar tropeços nessa empreitada.
1- Arregace as mangas
Não basta ter apenas uma ideia, é preciso que ela seja passível de aplicação. Por isso, no mundo do empreendedorismo vale a máxima de que começar um negócio exige "1% de inspiração e 99% de transpiração". Isso porque é necessário trabalhar duro para transformar uma ideia em um negócio.
2- Coloque tudo no papel
Quer transformar sua ideia em um projeto? Hora de fazer um rascunho e analisar onde estão as falhas e o potencial para aprimoramento. Seja objetivo e rápido. A fase é importante, mas não deve tomar muito tempo.
3- Compartilhe sua ideia
Para entender se seu projeto é viável, é importante compartilhar e apresentar sua proposta de negócio a outras pessoas, especialmente com aquelas que tenham alguma vivência no assunto ou área de interesse e que possam fazer questionamentos e enriquecer a ideia. Essa etapa é importante para testar a viabilidade e decidir se deve seguir em frente.
4- Conheça o mercado
Para ter sucesso, é importante entender o que o mercado anseia, por meio de uma análise multidimensional, incluindo especificações técnicas, aplicações, requisitos do produto, marketing, vendas, produção, custo, entendimento de mercado e da proposta de valor.
5- Seja persistente
A persistência é qualidade essencial para todo empreendedor. Os programas de fomento a startups são fundamentais para aperfeiçoar projetos, mas a dedicação é essencial para tornar o sonho possível.
6- Defina seu foco
Depois de ter um projeto bem desenvolvido, o empreendedor também deve definir o foco do negócio, ou seja, o que pretende "lucrar" no futuro. Você quer ser proprietário da empresa, vender a ideia para um parceiro ou beneficiar uma comunidade?
7- Pense sustentável
As empresas privadas que tomam o objetivo sustentável como pilar para solucionar um problema são as que mais têm prosperado. Isso porque os investidores também têm preferido aplicar recursos em iniciativas que façam a diferença no mundo.
8- Saiba defender sua ideia
O empreendedor precisa saber apresentar de sua ideia para qualquer público, adequando sua linguagem para cada um deles e transmitindo as mensagens sempre com a maior clareza possível.
9- Seja otimista
"Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho". Siga o conselho de Jorge Paulo Lemann e sonhe grande.
Fonte: Braskem, Endeavor e empreendedores participantes da primeira edição do Braskem Labs.
Sobre o Braskem Labs 2016
Criado pela Braskem e com parceria da Endeavor, o Braskem Labs é um programa de incentivo a empreendedores que tenham soluções voltadas à sustentabilidade e à inovação. Neste ano, foram selecionados 12 projetos de química, plástico ou combate ao Aedes aegypti, que por quatro meses vão receber capacitação focada no desenvolvimento de seus negócios.
Sobre a Endeavor
A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 3 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Mais informações: http://endeavor.org.br/
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
