Quer transformar uma boa ideia em um negócio? Veja nove dicas para empreender
Para ajudar um projeto inovador sair do papel, mentores e participantes do Braskem Labs compartilham suas experiências e dão dicas importantes para evitar tropeços nessa empreitada.

Uma ideia inovadora para solucionar um problema da sociedade pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio. Entretanto, quem quer empreender às vezes encontra dificuldades para fazer o projeto sair do papel. Para ajudar neste começo, mentores e participantes do Braskem Labs compartilham suas experiências e dão dicas importantes para evitar tropeços nessa empreitada.
1- Arregace as mangas
Não basta ter apenas uma ideia, é preciso que ela seja passível de aplicação. Por isso, no mundo do empreendedorismo vale a máxima de que começar um negócio exige "1% de inspiração e 99% de transpiração". Isso porque é necessário trabalhar duro para transformar uma ideia em um negócio.
2- Coloque tudo no papel
Quer transformar sua ideia em um projeto? Hora de fazer um rascunho e analisar onde estão as falhas e o potencial para aprimoramento. Seja objetivo e rápido. A fase é importante, mas não deve tomar muito tempo.
3- Compartilhe sua ideia
Para entender se seu projeto é viável, é importante compartilhar e apresentar sua proposta de negócio a outras pessoas, especialmente com aquelas que tenham alguma vivência no assunto ou área de interesse e que possam fazer questionamentos e enriquecer a ideia. Essa etapa é importante para testar a viabilidade e decidir se deve seguir em frente.
4- Conheça o mercado
Para ter sucesso, é importante entender o que o mercado anseia, por meio de uma análise multidimensional, incluindo especificações técnicas, aplicações, requisitos do produto, marketing, vendas, produção, custo, entendimento de mercado e da proposta de valor.
5- Seja persistente
A persistência é qualidade essencial para todo empreendedor. Os programas de fomento a startups são fundamentais para aperfeiçoar projetos, mas a dedicação é essencial para tornar o sonho possível.
6- Defina seu foco
Depois de ter um projeto bem desenvolvido, o empreendedor também deve definir o foco do negócio, ou seja, o que pretende "lucrar" no futuro. Você quer ser proprietário da empresa, vender a ideia para um parceiro ou beneficiar uma comunidade?
7- Pense sustentável
As empresas privadas que tomam o objetivo sustentável como pilar para solucionar um problema são as que mais têm prosperado. Isso porque os investidores também têm preferido aplicar recursos em iniciativas que façam a diferença no mundo.
8- Saiba defender sua ideia
O empreendedor precisa saber apresentar de sua ideia para qualquer público, adequando sua linguagem para cada um deles e transmitindo as mensagens sempre com a maior clareza possível.
9- Seja otimista
"Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho". Siga o conselho de Jorge Paulo Lemann e sonhe grande.
Fonte: Braskem, Endeavor e empreendedores participantes da primeira edição do Braskem Labs.
Sobre o Braskem Labs 2016
Criado pela Braskem e com parceria da Endeavor, o Braskem Labs é um programa de incentivo a empreendedores que tenham soluções voltadas à sustentabilidade e à inovação. Neste ano, foram selecionados 12 projetos de química, plástico ou combate ao Aedes aegypti, que por quatro meses vão receber capacitação focada no desenvolvimento de seus negócios.
Sobre a Endeavor
A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar quase R$ 4 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores; e a capacitar mais de 3 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e à distância. Mais informações: http://endeavor.org.br/
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais
Notícias Relacionadas

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresentará potencial projeto Transforma Rio durante cerimônia da Petrobras no Rio de Janeiro

Danone lidera inovação sustentável e lança embalagem mais leve, inspirada na natureza e com menor impacto ambiental

Atualização - Upsyde

Braskem e Ardent desenvolvem tecnologia para separar olefinas e parafinas

Braskem realiza a primeira venda de PE circular na América do Sul

Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
