Shell Chemicals e Braskem levam propileno bioatribuído e biocircular e polipropileno certificados para o mercado norte-americano
O polipropileno fabricado a partir de propileno bioatribuído e biocircular apoiará a crescente demanda dos consumidores por plásticos mais sustentáveis

A Shell Chemicals iniciou recentemente o fornecimento para a Braskem (BM&FBOVESPA: BRKM3, BRKM5 e BRKM6; NYSE: BAK; LATIBEX: XBRK) de matérias-primas bioatribuídas e biocirculares de propileno, com abordagem certificada de Balanço de Massa.
A Braskem utilizará essas matérias-primas para a fabricação de polipropileno bioatribuído e biocircular, possibilitando opções mais sustentáveis para a crescente demanda dos consumidores nos mercados de embalagens, filmes, automotivo e de bens de consumo.Mark Nikolich, vice-presidente de olefinas e poliolefinas da Braskem América do Norte, afirmou: "A Braskem é líder em inovação e produção de materiais renováveis e continuamos a ver o crescimento da demanda por mais soluções sustentáveis em nossos mercados. Em janeiro de 2023, comunicamos a avaliação de um projeto liderado pela Braskem para produzir propeno renovável nos EUA. Com o anúncio de hoje, continuaremos a concentrar nosso trabalho em fontes de propileno sustentável, neste caso, bioatribuído e biocircular, para apoiar nossos clientes de polipropileno no cumprimento de suas metas de redução de carbono e circularidade. Isso é possível graças a fornecedores com olhar para o futuro, como a Shell. Em última análise, acreditamos que essas diferentes soluções renováveis são passos complementares e importantes à medida que a indústria de plásticos evolui para um futuro mais sustentável. Continuaremos a desenvolver e fornecer soluções para apoiar nossos clientes no mundo todo a atingir suas metas de sustentabilidade."
A Shell está substituindo a matéria-prima de hidrocarbonetos por uma matéria-prima bioatribuída e biocircular no seu produto de propileno, que tem o potencial de reduzir os gases de efeito estufa e contribuir para uma economia circular.
"A Shell se orgulha de trabalhar com a Braskem para fornecer as matérias-primas biocirculares que fazem parte dos produtos do dia a dia que apoiam a vida moderna. Este acordo ilustra ainda mais como a Shell Chemicals está aumentando o seu portfólio de produtos químicos sustentáveis e, ao utilizar matérias-primas bioatribuídas e biocirculares, a Shell está progredindo na sua estratégia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ser uma empresa de energia com neutralidade de carbono até 2050", disse Sean Clarry, vice-presidente sênior comercial da Shell Chemicals.
A recente colaboração entre a Shell e a Braskem na Europa, com o objetivo de aprimorar a utilização de conteúdo circular na produção de polipropileno da Braskem, reforça o compromisso da Braskem em alcançar a neutralidade de carbono e avançar em suas metas de economia circular até 2050.
A Shell também estabeleceu a meta de reduzir as emissões absolutas em 50% até 2030, em comparação com os níveis de 2016. Isso abrange todas as emissões do Escopo 1, que vêm diretamente de suas operações, e do Escopo 2, da energia que a Shell compra para executar suas operações, sob seu controle operacional.
Balanço de massa é um processo contábil independente e amplamente utilizado em toda a indústria que permite a Shell atribuir conteúdo biocircular e bioatribuído a produtos finais específicos quando produzidos com uma mistura de matérias-primas tradicionais e novas. O processo é verificado de forma independente por um órgão de certificação terceirizado.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
imprensa.braskem@agenciafr.com.br
Braskem nas redes sociais

Se você é um profissional da imprensa, a Braskem tem um canal feito só pra você.
Acesse aquiPress Releases
Mais notícias
Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina

Braskem marca presença na feira Plástico Brasil 2025 e promove tours técnicos

Braskem desenvolve inovações para a geração de energia solar

Braskem anuncia projeto para expandir a produção de eteno na unidade do Rio de Janeiro

Braskem registra EBITDA Recorrente de US$ 1,1 bilhão em 2024, 46% superior ao de 2023
Clientes
Seja cliente Braskem
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
