Notícia

Embalagens plásticas: leves e recicláveis
    novas demandas

    Muitas vantagens

    Os fabricantes de bens de consumo terão de lidar com novas demandas, como a exigência maior de seus públicos e mercados. Leves, recicláveis e reutilizáveis, embalagens plásticas são aliadas das marcas que miram a sustentabilidade

    Dentre suas incontáveis vantagens, os plásticos se destacam, quando comparados com outros materiais de embalagem, pela leveza. Essa característica proporciona economia no transporte das mercadorias, o que naturalmente resulta em custo atraente para os donos de marca.

    Isso evidencia por que embalagens baseadas em polímeros são essenciais em categorias como as de pães e bolos, xampus, biscoitos, limpadores multiuso, rações secas, margarinas, salgadinhos, cafés e iogurtes, entre tantas outras. E explica a adoção crescente de soluções plásticas para a apresentação de produtos como requeijões, medicamentos, lava-roupas, chocolates e cosméticos. Fabricantes de derivados de tomate já trocaram volumes consideráveis de recipientes tradicionais por stand-up pouches, bolsas plásticas modernas, que se notabilizam por ficar em pé.

    Apesar do amplo número de adesões, nos mais distintos setores, ainda existe espaço considerável para o plástico ocupar no mercado nacional. Basta dizer que, em 2013, o consumo per capita de resinas no Brasil foi de 25 quilos, contra 68 quilos nos Estados Unidos.

    Contrastes específicos à parte, o potencial de crescimento também se apoia no fato de que as indústrias usuárias terão de aprovisionar um número cada vez maior de consumidores. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), nos próximos trinta anos a população mundial saltará das atuais 7,2 bilhões de pessoas para 9,6 bilhões. Os maiores incrementos demográficos ocorrerão em países em desenvolvimento, como o Brasil.

    Atender mais consumidores soa a grande oportunidade, mas nunca é tarde lembrar que os fabricantes de bens de consumo terão de lidar ainda com novas demandas, como a exigência maior de seus públicos e mercados. Será inevitável, por exemplo, a continuidade de alinhamentos de embalagens a requisitos de sustentabilidade. O plástico também pode colaborar para esses esforços, por gerar recipientes e envoltórios leves, recicláveis, reutilizáveis e de impacto ambiental reduzido em comparação com soluções concorrentes.

    A Braskem, maior fabricante de resinas termoplásticas nas Américas, líder mundial em produção de biopolímeros e única companhia brasileira a figurar no ranking das 50 empresas mais inovadoras do mundo, elaborado pela revista Fast Company, quer ajudar os proprietários de marcas a vencer os desafios do mercado e a fortalecer seus negócios. Sabemos que soluções inovadoras que contem com o plástico como aliado facilitam o alcance dessas metas.

    Com Let's Talk Packaging, desejamos compartilhar conhecimento e ideias com os brand owners e a cadeia de embalagens em geral. Para saber mais sobre como podemos ser úteis e ajudar no desenvolvimento de soluções que atendam suas necessidades, envie um e-mail para packaging@braskem.com . Esperamos criar relações de valor.

    Compartilhe
    1 voto
    TAGS: leveza, redução de peso, sustentabilidade, reciclável, economia, parcerias, relacionamento, competitividade

    Não encontrou o que procura?

    Escreva abaixo os assuntos sobre embalagens que você gostaria de ver por aqui.

    Isso também pode te interessar