Compromissos Voluntários

Consciente de seu papel na sociedade, a Braskem participa ativamente de fóruns e discussões internacionais a fim de motivar e destacar a participação da indústria no desenvolvimento sustentável e na responsabilidade social.

Em âmbito global, a empresa participa do grupo executivo de liderança do Conselho Internacional de Associações da Indústria Química (ICCA), atuando diretamente em grupos que trabalham a energia, as mudanças climáticas e a segurança química, temas que fazem parte de sua realidade diária. A empresa também atua de forma direta no Brasil, sendo uma das fundadoras e a líder de associações empresariais como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Conheça os principais compromissos voluntários dos quais a Braskem é signatária:

CEBDS – CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

A Braskem é uma das empresas fundadoras. A Companhia participa da Câmara Técnica de Clima,  faz parte do Programa de Gestão de Carbono na Cadeia de Valor desde 2013 e preside duas câmaras temáticas: Social e Rede ACV.

Conheça o CEBDS:
http://cebds.org/

 

 

PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

O programa Responsible Care é uma iniciativa da indústria mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário com a melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança e meio ambiente. Foi criado em 1985 pela Associação Canadense da Indústria Química e atualmente está disseminado em mais de 50 países, sendo coordenado e liderado pelo ICCA - International Council of Chemical Associations (Conselho Internacional das Associações da Indústria Química).
No Brasil, o programa é fomentado pela ABIQUIM – Associação Brasileira das Indústrias Químicas.
A Braskem é signatária do Programa Atuação Responsável ® desde a sua fundação, em 2002. 

Para saber mais, veja nos sites:
http://www.abiquim.org.br/atuacao-responsavel 
http://www.icca-chem.org/en/Home/Responsible-care/

 

 

PACTO GLOBAL

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Pacto Global para fortalecer a aplicação da responsabilidade social empresarial no mundo e a Braskem é signatária desde 2007, junto de mais de 6 mil instituições globais. No ano seguinte, a empresa passou a integrar o Comitê Brasileiro do Pacto Global.

Mais informações em:
http://www.pactoglobal.org.br/
https://www.unglobalcompact.org/

CEMPRE – COMPROMISSO EMPRESARIAL PARA RECICLAGEM

É uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem, com foco no gerenciamento integrado do lixo. Criado em 1992 e mantido por empresas privadas, o CEMPRE realiza pesquisas técnicas e seminários, divulga publicações e organiza bancos de dados sobre redução, reutilização e reciclagem de resíduos.

Leia aqui o posicionamento da Braskem sobre reciclagem do plástico.
Conheça mais sobre o CEMPRE http://www.cempre.org.br/

REDE EMPRESARIAL BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA

A Rede foi lançada oficialmente em outubro de 2013, com o objetivo de disseminar a prática da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), promover treinamentos em Gestão de Ciclo de Vida, para que o consumidor possa fazer escolhas mais sustentáveis, e impulsionar a criação do banco de dados brasileiro de inventários de ciclo de vida.

Leia mais em nossa página sobre ACV.

CARBON DISCLOSURE PROJECT (CDP)

Lançada em 2000, a iniciativa visa coletar e publicar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de mais de 2.500 organizações de 60 países. Desde 2008, a Braskem reporta suas emissões para o CDP, além de ser uma das apoiadoras desta causa.

Para saber mais, veja em
www.cdproject.net

DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a declaração nasceu em 2004 e a Braskem foi a pioneira no Brasil a assinar este termo que dissemina políticas de produção ambientalmente limpas e a prática de produção e consumo sustentável.

Para saber mais, clique aqui

PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVEL DE SACOLAS PLÁSTICAS

A Braskem apoia o programa liderado pela Plastivida (Instituto Socioambiental dos Plásticos) para assegurar a qualidade das sacolas plásticas e diminuir o desperdício, além de estimular o consumo responsável do produto.

Para saber mais, acesse:
www.plastivida.org.br

GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI)

Esta metodologia orienta o processo de elaboração de relatórios de sustentabilidade das empresas e permite um reporte de informações relevantes e confiáveis com consistência. O Relatório Anual da Braskem tem evoluído ano a ano e está aderente ao nível Essencial da G4, última versão das diretrizes GRI, cobrindo todos os temas estratégicos para a empresa e seus públicos de interesse.

Para saber mais, clique aqui

GLOBAL PRODUCT STRATEGY (GPS)

Este projeto, liderado pela Braskem na América Latina, visa promover o reconhecimento e a divulgação dos riscos à pessoas e ao meio ambiente decorrentes do uso de produtos químicos.

Para saber mais, clique aqui